terça-feira, 24 de março de 2009

LUTA -ENTUSIASMO NECESSÁRIO

LUTA – ENTUSIASMO NECESSÁRIO



Após a batalha de Lookout Mountain, quando as tropas federais culminaram a região com irresistível ataque, o Gal. Grant, surpreso, mandou perguntar ao general Wood se ele havia dado ordem para o ataque. A resposta foi negativa. A mesma pergunta foi feita aos generais Hooker e Sheridan, e a resposta repetiu-se. O fato foi que os homens da tropa encheram-se de tal entusiasmo, que se lançaram à luta sem que nada os impedisse. Eles se arrojaram ao combate, num desafio aos perigos e à morte. E, quando a vitória foi ganha, estavam cheios de admiração e de alegria.

Quando a Igreja de Cristo estiver cheia de entusiasmo pela conquista do mundo, irá avante independente de seus líderes terrenos.



J. Wilbur Chapman, "1.000 Evangelistic Ilustrations"

IGREJA FORTE

publicada pelo Pastor Walmir Vigo Gonçalves

IGREJA FORTE



"É forte a sua igreja?", perguntou um crente ao outro. "Sim, muito forte!" "Quantos membros tem ela?" "Somos setenta e seis." "Só? Então é gente de dinheiro?" "Ao contrário, somos muito pobres..." "Como é então que sua igreja é forte?" "Ora, é porque somos todos consagrados ao trabalho do Senhor, vivemos na paz, amamo-nos uns aos outros e procuramos juntos e em harmonia fazer a vontade de Deus, pregando o evangelho e trabalhando pelo bem comum. Qualquer igreja pode ser forte dessa maneira, com quinhentos ou com apenas uma dúzia de membros."

IGREJA DE CRISTO

publicada pelo Pastor Walmir Vigo Gonçalves

IGREJA DE CRISTO



Voltei à Igreja! Por quê? Porque estes anos de experiência me ensinaram que a Igreja dos remidos é a única e grande força redentora.

"O núcleo de qualquer movimento efetivo contra a guerra, contra a ordem social baseada no espírito e no método de rebeldia, terá de ser constituído por aqueles que, pela graça de Deus e pela visão da cruz, renunciaram ao espírito de violência, a começar pelos seus próprios corações e, a seguir, em todas as relações da vida. Por aqueles que conhecem o extraordinário poder da oração, da humildade e do sacrifício. Por aqueles que não são impelidos pela vontade de dominar ou de destruir alguém porque Cristo vive neles. Nestes pontos a Igreja às vezes falha, mas, mesmo assim, não vejo outra agência que esteja fazendo o que ela faz. Foi por isso que eu voltei à Igreja."

A. J. Muste

JUVENTUDE - PSICOLOGIA

publicada pelo Pastor Walmir Vigo Gonçalves

JUVENTUDE – PSICOLOGIA



Quase todos os psicólogos afirmam, em seus estudos sobre a juventude, que o grande problema que ela enfrenta atualmente não é o sexo, é o tédio... Sim, o tédio. Quando houve um tumulto em Hampton Beach, New Hampshire, New England, perguntaram aos jovens o que estava errado, e qual o motivo de eles agirem daquela maneira, ao que muitos responderam: "Está tudo uma droga". Uma vida tediosa é uma vida sem propósito, uma vida sem sentido.

Entregue a sua vida a Cristo, e você nunca mais terá um momento sequer de tédio.

PRIMEIRO DEUS - IGREJA

publicada pelo Pastor Walmir Vigo Gonçalves

IGREJA – "PRIMEIRO DEUS"



Enferma, uma senhora foi ao médico. Este, depois de examiná-la, passou-lhe a receita, fazendo a seguinte advertência:

- Agora, por seis meses, repouso absoluto. Não saia de casa.

E a senhora:

- Pois é, doutor. Acontece que eu sou crente... E a igreja, como é que vai ficar?

- Ora – contestou o doutor – a igreja pode passar muito bem sem a senhora...

- Sim, eu sei – respondeu ela – mas eu é que não posso passar sem a minha igreja.

JESUS, SALVADOR

publicada pelo Pastor Walmir Vigo Gonçalves

JESUS, SALVADOR



Conta-se que Harriet Beecher Stowe, autora de "A Cabana do Pai Tomás", quando menina, desejava de todo o seu coração ter o perdão de seus peca-dos, ser uma filha de Deus e fazer a sua vontade. Mas não compreendia como sair do estado de pecadora, sobre o qual repousava a ira de Deus, para tornar-se uma filha sua. Um dia, porém, seu pai, o Pastor Beecher, pregou um ser-mão sobre Jesus como o amigo que se oferece para salvar todo ser humano. Falou do grande amor em linguagem direta, simples e terna. Harriet, que se achava então com quatorze anos escutou todo o sermão com alegria sempre crescente, e sua alma inteira se encheu de gozo. Decidiu atender à chamada de Jesus tão naturalmente e com tanta alegria como uma ovelha segue seu pastor. Voltou para casa, naquele dia, com um sentimento novo de gozo e paz.

HUMILDADE

HUMILDADE



Era domingo. Abraão Lincoln participava do culto, em Washington, assentado no banco reservado ao presidente. Pelo corredor central, procurando lugar para sentar-se, veio andando um senhor idoso. Não encontrando lugar vago, preparava-se para voltar, quando um longo braço destacou-se do banco presidencial e uma voz bondosa acompanhou o gesto: "Sente-se aqui comigo"

Tal atitude era própria de Lincoln, que achara lugar, em seu grande coração, para o próximo.

Ivan Hagedorn

INTEGRIDADE DO JOVEM CRISTÃO

publicada pelo Pastor Walmir Vigo Gonçalves

INTEGRIDADE DO JOVEM CRISTÃO



Quando um mestre, falando do futuro, aponta à mocidade o modo como os mais altos prêmios do intelecto e da dedicação podem ser conquistados, deve dizer-lhes: Não por sutileza ou intriga, não por politicagem ou demagogia, não por manobras inconfessáveis, mas sim, pela firme devoção aos princípios de dignidade e por meio da coragem de um são comportamento na vida pública; por uma vida sem duplicidade, sem medo, sem egoísmo, com devotamento ao dever e à Pátria.

Elihu Root

JESUS, REI

publicada pelo Pastor Walmir Vigo Gonçalves

JESUS, REI Jo 18.37; At 1.11; Hb 4.16; Ap 1.7; 19.16



"Então lhe disse Pilatos: Logo tu és rei? Respondeu Jesus: Tu dizes que sou rei. Eu para isso nasci e para isso vim ao mundo, a fim de dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade ouve a minha voz" (Jo 18.37).

Disse um dia um norte-americano a John Kelman, da Escócia:

Os Estados Unidos precisam de um rei, um monarca absoluto!

Quê?! — exclamou, estupefato o escocês — um rei? Nesta grande democracia! Que quer o senhor dizer?

— Precisamos do Rei Jesus! — respondeu tranqüilamente. De fato carecemos dEle como nosso verdadeiro Rei, mesmo agora que Ele está em Seu reino de glória.

Jesus nasceu para ser Rei. "Para isso vim ao mundo", afirmou Ele. Hoje, Ele deseja reinar no coração dos homens. Seu reino se compõe de todos os que O proclamam Rei e Lhe votam fidelidade. Podemos marcar uma audiência com Ele, junto ao "trono da graça" (Hb 4.16), onde desabafamos o coração a Ele, em oração.

Um dia, em breve, o Rei Jesus aparecerá nas nuvens do céu. "Tem no seu manto e na sua coxa, um nome escrito: REI DOS REIS e SENHOR DOS SENHORES" (Ap 19.16). Sua vinda será visível: "...todo olho o verá" (Ap 1.7). Sua vinda será pessoal: "Esse Jesus, que dentre vós foi assunto ao céu, assim virá do modo como o vistes subir" (At 1.11). Bendita antecipação! Veremos o Rei Jesus tal qual é, e com Ele reinaremos para sempre.

IGREJA - REFÚGIO

IGREJA – REFÚGIO



"Pois um dia nos teus átrios vale mais do que mil" (Sl 84.10).

Palavras de Eddie, famoso rádio-ator norte-americano, ao final de um programa que apresentou em Los Angeles.

"Depois das horas alegres que aqui tivemos hoje, vou me referir a algo mais sério. Há poucos dias caiu sobre nós, aqui em Los Angeles, tremenda tempestade. Como os demais, corri à procura de abrigo. Vi-me, com surpresa, no átrio de uma igreja. O mundo atual está ameaçado por algo muito mais terrível que uma tempestade. Cada um de nós precisa achar refúgio. E, sinceramente, desconheço melhor lugar que a igreja, para esse fim. Graças a Deus, vivemos num pais onde podemos adorar a Deus como e onde nos agrade. Vamos á igreja! A maior calamidade que pode sobrevir a um povo é a perda da religião. Que isso não nos aconteça. Vamos à igreja!"

JESUS INCOMPARÁVEL

publicada pelo Pastor Walmir Vigo Gonçalves

JESUS, INCOMPARÁVEL Cl 1.17



"Ele é antes de todas as coisas. Nele tudo subsiste" (Cl 1.17).

Napoleão estava certo quando disse: "Conheço os homens e posso lhes dizer: Jesus é mais que um homem. E impossível uma comparação entre ele e qualquer outro homem que já tenha vivido, porque ele era o Filho de Deus".

Emerson, filósofo e escritor norte-americano, respondeu corretamente àqueles que lhe perguntavam por que não incluiu Jesus em sua obra "Homens Representativos": "Jesus não foi propriamente um homem".

Arnold Toynbee, historiador britânico, sabiamente afirmou: "Quando paramos e fitamos nossos olhos nas praias distantes, uma figura simples emerge do oceano e logo domina todo o horizonte da História. E o Salvador".



Oração: Salvador meu, eu cultuo e venero teu nome, porque tu és o Cristo ressurreto, o Filho amado de Deus.

MELHOR LUGAR

publicada pelo Pastor Walmir Vigo Gonçalves

– MELHOR LUGAR



O navio atravessava o oceano e levava, em sua carga, grande número de pássaros em gaiolas. Em pleno mar, abriu-se uma gaiola e seu prisioneiro escapou rapidamente, alçando-se no ar, muito feliz com a liberdade. E lá se foi distanciando-se do navio de modo que, não demorou muito, sua figurinha apagou-se ao longe. Que delícia de liberdade! Passadas algumas horas, para admiração e encanto de passageiros e tripulação, eis que volta o fujão. Cansado, ofegante, deixou-se apanhar sem reação e voltou tranqüilo para a gaiola. Um passageiro sabiamente observou: "O mesmo ocorre com o coração do homem em relação à religião, à igreja. Pretendem alguns libertar-se de Deus ou da igreja, mas no mar imenso do mundo sem Deus e sem paz, o coração crente volta à Igreja após descobrir que ali está o seu verdadeiro lar".

JESUS, SEU CARÁTER

publicada pelo Pastor Walmir Vigo Gonçalves

JESUS, SEU CARÁTER



Flávio Josefo, historiador que acompanhou o Gal. Tito no cerco de Jerusalém, escreve a respeito de Jesus:

"Por esse tempo viveu Jesus, homem sábio — se for próprio chamá-lo homem; porque foi Ele o autor de ações maravilhosas — mestre altamente categori-zado, do qual os homens recebiam a verdade com prazer. Atraiu para si mui-tos judeus, bem como muitos gregos. Ele era o Cristo. E quando Pilatos, por instigação dos homens principais de nosso meio, o condenou à cruz, aqueles que desde o princípio o amaram não o abandonaram. Porque Ele lhes apare-ceu redivivo ao terceiro dia; os profetas divinos haviam predito estas e muitas outras maravilhas a seu respeito. E a seita dos cristãos, assim nomeada por causa dele, não se extinguiu até o dia de hoje."

JULGAMENTO - SANGUE DE CRISTO

publicada pelo Pastor Walmir Vigo Gonçalves

JULGAMENTO – SANGUE DE CRISTO 1 Jo 1.7



Martinho Lutero certa vez sonhou que se achava perante Deus, no Dia do Julgamento. Satanás estava também presente, a fim de acusá-lo. Quando os livros foram abertos, o inimigo apontou muitos e muitos pecados, dos quais ele era de fato culpado. O coração dele se afundou em desespero.

Então lembrou-se da cruz e, virando-se para o diabo, o esmagou com estas palavras: "O sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado" (1 Jo 1.7).

JESUS É AMIGO

publicada pelo Pastor Walmir Vigo Gonçalves

JUIZ É AMIGO



O homem assentado no banco dos réus mirava, com interesse, o juiz. Velhas recordações afloravam à sua memória e, de repente, veio a revelação: aquele juiz fora seu companheiro de escola, haviam-se assentado juntos nos bancos escolares, tinham sido bons amigos. No decurso dos anos, os rumos foram diferentes. Sentiu-se confiante: seu velho amigo não o condenaria. Mas, com calma e segurança, o juiz leu a sentença que condenava o réu a pagar multa de alto valor. "Não era possível! Como pôde um amigo fazer tal coisa?" E no coração do réu brotou uma célebre pontinha de amargura contra o mau amigo. Levado para uma sala à parte, ali encontrou o juiz que o esperava sorridente para dizer-lhe: "Sei o que está pensando. Mas compreenda que, como juiz, eu não poderia deixar de condená-lo. Agora, como amigo, quero ajudá-lo. Aqui está o dinheiro para que você pague a multa".

A justiça divina exige a punição, mas o amor divino se manifesta no sangue de Cristo, que purifica de todo pecado.

JESUS, SUA INFLUÊNCIA

publicada pelo Pastor Walmir Vigo Gonçalves

JESUS, SUA INFLUÊNCIA



O impacto de Jesus na História é muito superior ao que se poderia depreender dos breves registros de sua curta vida terrena, e é inexplicável dentro das circunstâncias em que viveu e morreu. Neste ponto, cito o testemunho de dois ilustres sábios, com a observação de que ambos não são cristãos. O primeiro é William E. H. Lecky, historiador e filósofo inglês. Declarou ele que o simples registro dos três breves anos da vida ativa de Jesus tem feito mais para regenerar e melhorar a humanidade do que todas as investigações dos filósofos e as exortações dos moralistas. Referiu-se a Jesus, dizendo: "Caráter ideal, que, diante de todas as mudanças através dos séculos, tem enchido os corações dos homens com apaixonado amor".

O segundo testemunho é de Ernesto Renan, o erudito francês que levou vários anos preparando-se para o sacerdócio católico-romano mas, dominado por dúvidas, terminou no ceticismo. Em seu livro "Obra de Jesus", Renan faz uma pausa quando relata o momento do Calvário. Dirige-se ao Homem na cruz nestes termos de apaixonado reconhecimento: "Tu estás destinado a tornar-te a pedra angular da humanidade, de tal maneira que arrancar teu nome deste mundo seria abalá-lo até os seus fundamentos". Renan conclui o livro com as palavras seguintes: "Qualquer que seja o imprevisto fenômeno do futuro, Jesus jamais será ultrapassado. Seu culto se renovará constantemente, a história de sua vida provocará lágrimas incessantes, seus sofrimentos acalmarão os corações; cada era proclamará que, entre os homens, ninguém nascido de mulher é maior do que Jesus".

J. S. Bonnell

INGRATIDÃO A CRISTO - VIDA ETERNA

publicada pelo Pastor Walmir Vigo Gonçalves

INGRATIDÃO A CRISTO – VIDA ETERNA 1 Ts 5.5-11



Numa estação ferroviária, um jovem soldado aguardava na plataforma o trem em que devia baldear paru prosseguir a viagem. Voltava para casa, a fim de conhecer o seu primogênito que nascera durante sua ausência. De repente, viu uma menina caminhando descuidadamente entre os trilhos, enquanto o trem se aproximava; ergueu-a, e tentou subir de novo à plataforma. Mas... tarde demais! A locomotiva o apanhara.

Ao lado dos trilhos, jazia o jovem com o crânio fraturado e o corpo ferido. A menina estava sã e salva. Veio sua mãe, tomou-a pela mão e a levou sem uma palavra. Parece-nos impossível tamanha ingratidão.

Entretanto, a ingratidão a Deus pelo que nos fez, através de Cristo, é ainda pior. O Senhor Jesus morreu por nós — por todas as pessoas que vêm ao mundo — a fim de que, pela sua morte, tenhamos vida, e vida eterna.

Deixar de expressar nossa gratidão a Deus pelo que nos fez através de Cristo é imperdoável.

Andrew Langh (Iugoslávia)

INTEGRIDADE - MARTÍRIO

publicada pelo Pastor Walmir Vigo Gonçalves

HONRA HUMANA – INTEGRIDADE – PRAZER NO MARTÍRIO



Savonarola, dominicano italiano, agitava Florença com seus sermões perturbadores. O Papa, desejando silenciar o caloroso pregador, ordenou que um bispo dominicano fosse a Florença tentar convencer o rebelado. "Santo Padre, obedecerei, mas desejo que sejam fornecidas armas", solicitou o bispo. "Que armas?", indagou o Papa. "Ora, esse monge prega que não podemos ter concubinas, nem cometer simonia ou viver licenciosamente. Se o que ele diz a esse respeito for verdade, como lhe replicarei?" "Ora, ora – respondeu o Papa – agrade o monge, trate-o com diplomacia. Se for necessário, ofereça-lhe um chapéu de cardeal. Mas, acalme-o." Savonarola recebeu bondosamente o último cartucho e ofereceu o suborno. A resposta do monge foi: "Venha ouvir meu sermão amanhã; dar-lhe-ei a resposta". E não foi sem surpresa que, no dia seguinte, o bispo ouvia ataques ainda mais severos aos erros da Igreja, ataques que culminaram com a declaração final que encerrava o assunto: "Não desejo outro chapéu vermelho senão o do martírio, colorido com o meu próprio sangue".

IGREJAS EM RUÍNAS - PINTURA

publicada pelo Pastor Walmir Vigo Gonçalves

IGREJAS EM RUÍNAS – PINTURA



Encomendou-se a certo pintor um quadro que representasse uma igreja em ruínas. Poderíamos pensar que ele pusesse na tela um edifício antigo com forma de templo, caindo aos pedaços. Muito ao contrário, pintou um belo e imponente templo, com lindos e multicoloridos vitrais; através da porta aberta, podiam-se ver os caríssimos bancos e o púlpito de alto custo e elevado valor artístico. No meio de tanta riqueza, percebia-se o gazofilácio para as ofertas dedicadas à obra evangelística e missionária. Seu aspecto era de abandono, evidenciando que ali as ofertas há muito não chegavam. Esta é a real figura de uma igreja decadente; não evangeliza e, por conseguinte, perde a consciência de sua missão.

INSEGURANÇA - PERIGO

publicada pelo Pastor Walmir Vigo Gonçalves

INSEGURANÇA – PERIGO 2 Tm 3.10-17



Certo verão passei dois meses empregado como guarda noturno, cuidando das florestas, na prevenção de incêndios. Em virtude do ambiente do meu trabalho e da separação de outras criaturas, tive muito tempo para observar as obras da natureza. Num dia de tremenda tempestade com fortes descargas elétricas, vi uma águia voejando perto de uma árvore muito alta. De repente, um raio cortou o espaço e ouviu-se o ribombar do trovão. No local onde a águia estivera um momento antes, só havia uma nuvem de fumaça escura. Num instante, o que fora uma águia forte e poderosa foi reduzido a vapores pela intensidade do calor do raio que a atingira.

Vivemos num mundo onde há pouca segurança. A qualquer momento nossas vidas podem ser ceifadas. Podemos de uma hora para outra perder nossas mães, pais, irmãos ou irmãs, filhos ou filhas, nossos melhores amigos. Nossas casas podem ser varridas de nossas mãos.

Esta vida é confusa e incerta, mas podemos ter certeza de uma coisa: nosso Deus nunca nos abandonará.

Robert Smith (Idaho, E.U.A.)

NAPOLEÃO - INFLUÊNCIA

publicada pelo Pastor Walmir Vigo Gonçalves

INFLUÊNCIA



"Creio ter sido Nietzche, filósofo alemão, quem disse que Napoleão foi o homem mais vital que já existiu. Mas consideremos quanto Napoleão deve ao poder magnético que exercia sobre os outros homens, a ponto de colocarem suas vidas a serviço do grande guerreiro. Quão inútil teria sido ele sem seus exércitos! Quão frágil se tornou quando os perdeu! Na ilha de Santa Helena, onde passou seus últimos dias, era apenas uma sombra. E, embora tenha ele sua importância histórica, quem o tomaria como um poder vital nas vidas dos homens de hoje? Jesus é o único poder vital! Tudo que dele tem vindo, dele procede diretamente. Grandes instituições surgiram pela sua influência; mas Ele é maior que as instituições, porque Ele é a Instituição. A mais poderosa instituição, sem a presença de Jesus, sem sua vitalidade, seria uma prisão ou uma barreira à liberdade. Até hoje, se para a mais poderosa ou para a mais impotente das instituições há um caminho de volta à vitalidade, é O que conduz a Jesus".

F. W. Norwood

IGREJA - SUA ESTABILIDADE

publicada pelo Pastor Walmir Vigo Gonçalves

IGREJA, SUA ESTABILIDADE



Quem contempla um "iceberg" batido pelas ondas não consegue, à primeira vista, entender como pode ele receber o impacto violento dos enormes vaga-lhões sem oscilação ou desequilíbrio. A verdade é que o "iceberg" apresenta à flor d'água apenas uma terça parte de seu volume. O bloco maior está mergu-lhado no fundo no mar, onde não chega o embate das ondas. Assim se dá com os cristãos e a igreja: o mar é o mesmo para todos, a violência das ondas é igual; mas, diferente do mundo, a igreja está firmada em Deus. A igreja não pode, portanto, ser julgada por pequenos deslizes de alguns de seus membros

HONRA AO TRABALHO

publicada pelo Pastor Walmir Vigo Gonçalves

HONRA AO TRABALHO



Há alguns anos atrás, um rapaz, ao concluir seu curso na universidade, foi obrigado a suceder seu pai, como chefe dos negócios da família, ainda que inteiramente contra a sua vontade. Aquele jovem havia imaginado para si uma carreira mais importante, e havia se desapontado ao descobrir que não passava de um simples leiteiro da região. Além disso, descobriu outras dificuldades geradas na nova carreira. Tinha de negociar com os fazendeiros, de quem comprava o leite; tratar com dezenas de motoristas que guiavam os caminhões trazendo e distribuindo o leite. Além disso, os fregueses estavam sempre prontos a queixar-se por qualquer anormalidade quanto ao leite. Um dia a este moço, desanimado e confuso, começou a contar as suas dificuldades a um amigo.

O amigo ouviu por algum tempo e, então, interrompeu: "O que você tem? Você acha que é o único a ter dificuldades na vida? Se conhecesse a vida de alguns outros, haveria de ver que nada sabe! Você deveria esquecer esta idéia errônea de que é um leiteiro maltratado. Deveria dar valor ao fato de ser o homem incumbido da importantíssima tarefa de fornecer aos meninos desta cidade um leite puro e bom".

Esta nova idéia, pouco a pouco, penetrou no coração do jovem e transformou-lhe a vida. Viu a importância do seu trabalho, interessando-se no problema da boa alimentação para o povo, e começou a cooperar com outros a favor do melhoramento da cidade.

Assim foi resolvido o problema pessoal deste rapaz, porque mudou a concepção do seu próprio trabalho.

HERÓIS DA FÉ - MÁRTIRES

publicada pelo Pastor Walmir Vigo Gonçalves

HERÓIS NA FÉ – MÁRTIRES



Latimer e Ridely, lutadores heróicos em prol da Reforma da Igreja, foram condenados à morte. Amarrados às estacas, sentindo as dores das primeiras queimaduras, encorajavam-se mutuamente. A certa altura, Latimer gritou, dirigindo-se a Ridely: "Estamos acendendo uma fogueira na Inglaterra que jamais se apagará".

FIRMEZA - RESIGNAÇÃO

publicada pelo Pastor Walmir Vigo Gonçalves

FIRMEZA – RESIGNAÇÃO Rm 8.35-39; GI 2.20



Quando estudante, fui, com dois amigos, visitar um jovem acometido de doença fatal, o qual residia fora da cidade. Como imaginássemos que ele estivesse em grande aflição, fomos preparados para confortá-lo. Naturalmente, esperávamos encontrar um pobre e desencorajado rapaz, sofrendo dores, e portanto, digno de lástima.

Ficamos, entretanto, surpreendidos ao ver um homem que nos saudou alegremente. Dominou a conversa nos falando a respeito do amor e da misericórdia de Deus. Sorriu, orou, e estava feliz. Tinha o poder do alto.

Quando chegou a hora de partirmos, não sabíamos como nos despedir. Tínhamos ido lá para confortá-lo, mas ele pregou para nós. Tínhamos ido para falar-lhe a respeito das promessas de Deus, mas ouvimos a respeito do doador de poder — Cristo!

Aquele homem tinha um segredo: sabia como viver. Sabia como morrer. Ele podia dizer como o apóstolo: "Já não sou eu quem vivo mas Cristo vive em mim" (GI 2.20).

FILHO - SABEDORIA PATERNA

publicada pelo Pastor Walmir Vigo Gonçalves

FILHO – SABEDORIA PATERNA



"Senhor! dá-me um filho que seja bastante forte para saber quanto é fraco; e corajoso bastante para se enfrentar a si mesmo, quando tiver medo.

Um filho que seja orgulhoso e inflexível na derrota inevitável, mas humilde e manso na vitória.

Um filho que te conheça e saiba que conhecer-se a si mesmo é a pedra angular do saber.

Guia-o, eu te suplico, não pelo caminho fácil do conforto, mas sob a pressão e o aguilhão das dificuldades e dos obstáculos. Que aprenda a manter-se ereto na tempestade; e a ter compaixão dos malogrados.

Dá-me um filho de coração puro e ideais elevados.

Um filho que saiba dominar-se antes de procurar os outros.

Um filho que aprenda a rir mas que não desaprenda a chorar.

Um filho que tenha olhos para o futuro, mas que nunca esqueça o passado.

E depois que lhe tiveres concedido todas estas coisas, dá-lhe compreensão bastante para que seja sempre um homem sério, sem contudo se levar demasiado a sério.

Dá-lhe do Teu amor, Senhor, para que possa ter sempre em mente a simplicidade da verdadeira grandeza, a tolerância da verdadeira sabedoria, a humildade da verdadeira força.

Então eu, seu pai, ousarei murmurar: 'Não vivi em vão'."

General McArthur

HONRA - HUMILDADE - REPUTAÇÃO

publicada pelo Pastor Walmir Vigo Gonçalves

HONRA – HUMILDADE – REPUTAÇÃO Mt 23.12



Segundo Henrique Ward Beecher, Daniel Webster, famoso na história política americana, é um exemplo para os nossos dias. Depois de esboçar os diversos meios pelos quais ele conseguiu ascensão sobre seus companheiros, Beecher acrescenta: "Ele sacrificou a todos em nome da presidência. Vendeu-se por ela, e vendeu-se a tal preço que foi considerado sem valor algum pelos que o compraram. Estes o ignoraram; seu coração foi quebrantado e ele morreu considerando toda a sua vida como um completo fracasso". Segundo Beecher, aí está o exemplo de um homem que abandonou sua clara visão do direito a fim de insinuar-se numa busca de posições e honras.

Quão diferente foi a atitude de Henrique Clay. Tendo sido convocado para assumir uma posição definida quanto à escravatura, preparou cuidadosamente seu argumento, e leu-o ao coronel Preston, pedindo-lhe a opinião.

Concordo inteiramente com seu ponto de vista, Sr. Clay — respondeu o coronel —' mas creio que seria melhor deixar fora tais e tais partes. Exprimir tais opiniões, penso eu, vai prejudicar suas perspectivas quanto à presidência na minha parte do país.

Estou com a razão, senhor? — perguntou Clay.

Acho que está.

Então, senhor — disse Clay com decisão — não omitirei palavra alguma, nenhum til ou jota. Prefiro ser justo a ser presidente.

Precisamos de mais homens que prefiram servir humildemente no temor do Senhor, a sentar-se em lugares de honra.

"Quem a si mesmo se exaltar, será humilhado, e quem a si mesmo se humilhar será exaltado" (Mt 23.12). Diante da honra vai a humildade.

FIDELIDADE - TESTEMUNHO

publicada pelo Pastor Walmir Vigo Gonçalves

FIDELIDADE – OLHANDO PARA JESUS – TESTEMUNHO Ez 33.11



"Dize-lhes: Tão certo como eu vivo, diz o Senhor Deus, não tenho prazer na morte do perverso, mas em que o perverso se converta do seu caminho, e viva. Convertei-vos, convertei-vos dos vossos maus caminhos; pois por que haveis de morrer, ó casa de Israel?" (Ez 33.11)

Um escultor famoso passou vários anos esculpindo o rosto de Jesus, num bloco de mármore. Quando havia terminado a obra, a face com tanta perfeição combinava as emoções de amor e tristeza, que os visitantes choravam ao contemplá-la.

Mais tarde, pediram ao escultor que fizesse uma estátua da deusa Vênus. Ele recusou-se. "Depois de por tanto tempo olhar a face de Jesus", disse ele, "pensais que eu possa agora volver minha atenção para uma deusa pagã?"

FRIEZA - MALDADE HUMANA

publicada pelo Pastor Walmir Vigo Gonçalves

FRIEZA – MALDADE HUMANA



Em 1789, nos dias vermelhos da Revolução, os campos de semeadura na França estavam de tal maneira cansados, que o trigo não produziria mais de cinco por um. Foi por essa ocasião que um convencional, de nome Gufroy, teve uma idéia que mostra, episodicamente, o estado de desespero da época e a mentalidade reinante. O país possuía, então, vinte e cinco milhões de habitantes, mas só lhe era possível, pela pobreza e abandono das terras, assegurar subsistência a cinco milhões.

"Massacraremos vinte milhões! A França está povoada demais!", propôs Gufroy, na tribuna e no seu jornal.

Esse episódio, que vem narrado por Charles d'Hericault, em "La France Revolutionnaire", deixa entrever o que era, para o homem, o problema do pão, e para as noções, então vigorantes, o da capacidade produtiva do solo.



Humberto de Campos

FELICIDADE

publicada pelo Pastor Walmir Vigo Gonçalves

FELICIDADE Mt 9.27-38



Jesus era verdadeiramente feliz. Seu espírito em outras pessoas as torna também felizes. Ele estende a todos o Seu convite à felicidade.

Há poucos anos atrás, quase perdi a fé quando faleceu minha esposa. O Dr. James R. Hine, diretor da Fundação Mckinley, da Universidade de Illinois, nos E.U.A., ajudou-me na recuperação espiritual a ponto de eu chegar mais perto de Deus. De acordo com aquele homem, que já inspirou milhares de estu-dantes pela sua sinceridade, humildade e personalidade cristãs, há cinco coisas essenciais para se "alcançar a mais alta felicidade". São elas: a saúde do corpo e da mente, a maturidade emocional, a certeza de que se ama e é amado, um propósito elevado e uma fé inabalável de que seus melhores esforços recebem auxílio de um poder acima e além de si mesmo, Deus.

Enquanto viveu aqui na terra, Jesus proporcionou a muitas pessoas saúde física e mental, ofereceu o amor divino, desafiou os homens para altos ideais e aprovou os que tinham fé! Hoje, Cristo ainda se interessa pela nossa felicidade e quer que O sirvamos com alegria.

James R. Wadsworth (Vermont, E.U.A

PAGANINI - GENIALIDADE

publicada pelo Pastor Walmir Vigo Gonçalves

GENIALIDADE – SEGURANDO NAS MÃOS DE DEUS



Uma das mais belas apresentações de Paganini ocorreu da seguinte maneira. Antes de iniciar o concerto, aconteceu um incidente. Afinava ele o violino, quando a corda se partiu. Os espectadores ficaram preocupados. O virtuoso homem passou, então, para a segunda corda, que se rompeu também. Alguns assistentes sorriram. Na terceira tentativa, repetiu-se o fato. Restava agora ao grande artista uma única corda. Pois foi nessa que ele tocou sua música maravilhosa. Quando se tem a capacidade de gênio, basta uma única corda. Deus é o grande gênio Criador; nas suas mãos podemos ser violinos de uma só corda, ou até mesmo sem corda. Ele nos fará vibrar poderosamente na beleza da vida que nos quer comunicar.

HOMEM - DESCONHECIDO

publicada pelo Pastor Walmir Vigo Gonçalves

HOMEM, ESTE ETERNO DESCONHECIDO Gn 2.7



Bendito seja o Senhor, que diariamente leva a nossa carga, o Deus que é a nossa salvação.

O escritor Edward Dahlberg observou: "Aos dezenove anos eu era um estranho a mim mesmo. Aos quarenta, perguntei: 'Quem sou eu?' Aos cinqüenta, com-cluí que ainda não me conhecia". Este deserto interior explorado é a

hábitação de milhões de pessoas. Segundo dados do sociólogo canadense June Gallwood, de Toronto, 90% dos universitários canadenses não sabem quem são na realidade. A Bíblia diz que o homem é uma alma imortal. Quando Deus o fez, primeiro o criou e "soprou-lhe nas narinas o fôlego da vida, e o homem se tornou alma vivente" (Gn 2.7). A essência, o coração e a pessoa eterna e real de uma pessoa é a sua alma. O homem só descansará quando receber Jesus Cristo como Salvador e Senhor de sua vida.



Oração: Pai Eterno, sei que sou teu filho e só esta certeza já me tranqüilizar.

FRAQUEZAS - PODER DE CRISTO

publicada pelo Pastor Walmir Vigo Gonçalves

FRAQUEZAS – PODER DE CRISTO



Durante uma campanha de avivamento espiritual, uma mocinha chorava convulsivamente num banco da igreja. O pastor pediu a um dos leigos que fosse conversar com a jovem, e este descobriu a razão de seu pranto: a moça era mal vista naquela localidade por causa de deslizes de sua vida passada, e ninguém queria andar com ela. Mas Jesus teve compaixão dela. Falou ao seu coração ali mesmo e ela se tornou uma nova criatura. Mais tarde, sentiu o chamado para o serviço cristão; matriculou-se numa escola missionária e tornou-se uma luz para os seus circunstantes.

Ao mesmo quadro, deparou-se Jesus, quando uma mulher, tremendo de medo, foi trazida à Sua presença. Ainda que fosse acusada amargamente, Jesus teve compaixão dela. Por causa da Sua compaixão Ele entendeu que devia dar-lhe uma oportunidade de regeneração.

Jesus é aquele que compreende as fraquezas de todos nós, pois Ele, em forma de homem, habitou entre nós. Ele exemplifica Seu amor perdoador e redentor, dando Sua vida por nós na cruz do Calvário.



H. L. Shumway (Kentucky, E.U.A.)

HOMEM - PÓ

publicada pelo Pastor Walmir Vigo Gonçalves

HOMEM - PÓ SL 8.4-5

"Que é o homem, que dele te lembres? e o filho do homem, que o visites? Fizeste-o, no entanto, por um pouco, menor do que Deus, e de glória e de honra o coroaste" (SI 8.4,5).

Disse o filósofo Platão: "O homem é um animal de duas pernas — sem penas." Sócrates, então, comprou um galo, tirou-lhe as penas, e levou-o à escola de Platão, exclamando: "Eis o homem de Platão".

O homem tem sido comparado a diversas espécies de animais: animal que ri, animal que cozinha, animal com polegares, animal preguiçoso. O Dr. Franklin o chama de animal que faz instrumentos. Um animal que cultiva é a sugestão de Walker. Hazlitt o designa animal poético. Diz Adam Smith: "Animal algum é como o homem. O homem é um animal que faz negócios. Cão algum troca um osso com outro".

O homem, ser decaído da graça de Deus por sua desobediência.

O homem, ser redimido, pela infinita graça de Deus, através do sangue.

FILHOS DE DEUS PAI

publicada pelo Pastor Walmir Vigo Gonçalves

FILHOS DE DEUS – PAI CELESTIAL Lc 15.11-24



Em 1943, o "bureau" de guerra inglês informou aos pais de um soldado que seu filho tinha desaparecido em ação e que, provavelmente, havia morrido em conseqüência de ferimentos. O rapaz na verdade não morrera. No entanto, com a memória prejudicada por dolorosa experiência, saíra de sua unidade militar, sem rumo. De qualquer forma, conseguira conservar-se vivo. Eventualmente, chegou à Inglaterra e, cinco anos depois de ter sido considerado desaparecido, recuperou a memória. Lembrou-se de seu nome. Uma mensagem telefônica foi enviada a seu pai que, rapidamente, chegou à cidade onde o jovem estava. Os longos anos de luto de seus pais terminaram com as simples palavras: "Olá, papai!"

Você e eu constantemente nos afastamos de Deus, nosso Pai, voluntariamente, como o filho pródigo, ou involuntariamente, como o jovem soldado. Durante nossos dias ou anos de exílio, não somos completamente nós mesmos, embora consigamos progredir. Bem-aventurados seremos, quando o momento de percepção vier, o momento em que sentirmos o que estamos perdendo, e crermos no amor do Pai celestial. Quando este momento chegar, importa que nos levantemos imediatamente para ir ao nosso Pai.

Frank Baker (Inglaterra)

FRATERNIDADE CRISTÃ - UNIDADE

publicada pelo Pastor Walmir Vigo Gonçalves

FRATERNIDADE CRISTÃ – IGUALDADE – UNIDADE EM CRISTO

Ef 2.13-22



Um missionário estava administrando a ceia do Senhor, numa capela, na Índia. Entre os cristãos ajoelhados perante o altar, estavam um ex-brâmane e outra pessoa que tinha sido um pária na índia. O primeiro pertencera à mais alta casta social e o segundo, tão inferior era na escala social, que nem casta possuía. O missionário entregou o cálice a ambos. Aos olhos de Deus as diferenças de raça, de nacionalidade ou de classe social nada valem. Na igreja cristã todos somos um em Cristo.

Ainda não chegamos a ter um só redil, no entanto temos um só pastor. Nossa tarefa não é empenhar-nos para criar a unidade cristã, mas sim reconhecê-la, aceitar Cristo e ser dirigidos na mente e no coração por seu amor. A unidade deriva de nossa fé em um só Senhor e Salvador.

Os cristãos, por todo o mundo, combatem o bom combate da fé por amor de Cristo. Em memória dEle, os cristãos se congregam hoje em todo o mundo para participar da ceia do Senhor.

Maldwin L. Edwards (Inglaterra)

FÉ E ORAÇÃO - ORAÇÃO E DESTEMOR

publicada pelo Pastor Walmir Vigo Gonçalves

FÉ E ORAÇÃO – ORAÇÃO E DESTEMOR Mt 21.22



Enquanto estudava nos Estados Unidos, um rapaz da bela ilha da Jamaica concluiu o curso por correspondência, ministrado pelo programa de rádio "A Voz da Profecia", e ficou convencido da presente verdade de Deus. Ao regressar à ilha natal, tomou a decisão de batizar-se. A data foi marcada para a manhã de um dos primeiros domingos de dezembro. Um dia antes da esperada data, o rapaz adoeceu, atacado por forte febre. Ao raiar do dia, não havia melhorado. O dirigente da igreja local foi orar com ele, mas a febre continuava. Tanta era a fé do jovem, que pediu aos seus amigos que o levassem até o rio para ser batizado, apesar da febre ardente.

A margem do rio, houve breve oração, e Jackson e sua esposa foram batizados. Ao sair da água, sua febre desapareceu completamente. Deus lhe honrara a fé.

"E tudo quanto pedirdes em oração, crendo, recebereis" (Mt 21.22).

ALMA HUMANA

publicada pelo Pastor Walmir Vigo Gonçalves

HOMEM, SUA ALMA



Dois ou três rapazes, numa visita a um museu nacional, leram ao lado de um dos armários, estas palavras: "O corpo de um homem; peso: 70kg". "Onde es-tá o homem?", perguntou um dos rapazes. Ninguém lhe respondeu. No armá-rio, havia jarras de água e outros jarros contendo fosfato de cálcio, carbonato de cálcio, potássio, sódio e outros elementos químicos. O compartimento ao lado continha galões cheios de gases, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio.

Estes elementos foram medidos em proporções exatamente iguais às do corpo humano. Depois de pensar sobre isto por algum tempo, o rapaz observou: "Então sou feito disto, sou somente isto, não há mais nada?" "Mais nada", concordou um estranho que sorriu e saiu. Mas o jovem ficou pensativo e

seu companheiro lhe disse: "Se somos formados somente de um tanto de cál-cio, outro tanto de gases, outro de água, etc., deveríamos ser todos iguais.

Deve haver alguma coisa mais, que não se possa guardar em armários".

"Sim" afirmou o outro, "há o que Deus coloca nesta matéria, o que nos torna

uma alma vivente."

FORÇA DO AMOR

publicada pelo Pastor Walmir Vigo Gonçalves

FORÇA DO AMOR



Dirigia a penitenciária do estado de São Paulo o Prof. Flamínio Fávero. Cristão evangélico, implantara naquela casa um regime novo, substituindo o castigo pela bondade. Desde o começo de sua gestão como diretor, procurou manter para com os sentenciados uma atitude bondosa e paternal. Eles começaram a tratá-lo de "nosso pai".

Tal orientação, porém, não satisfazia a certas pessoas que tudo fizeram para prejudicar a obra do diretor. Instrumento de insufladores, um sentenciado, certo dia, revoltou-se contra os guardas e, armado de faca, mostrava-se perigoso. Esgotados os recursos para submetê-lo, resolveram chamar o diretor. Este residia longe, mas atendeu prontamente o chamado. A primeira coisa que fez foi pedir aos guardas que se retirassem, e o deixassem só com o sentenciado ameaçador. Fizeram-lhe ver o perigo, contudo, ficou a sós, frente a frente com o criminoso irado, dirigiu-lhe o prof. Flamínio Fávero palavras de conselho, chamando à razão. O homem mostrava-se irredutível. O cristão entrou na cela. O preso advertiu-o para que não entrasse, pois não responderia por algum desatino, e poderia feri-lo... O diretor, falando mansamente, lembrava-lhe a amizade que lhe dispensara. O preso ameaçava. Finalmente disse que se entregaria desde que não sofresse nenhum castigo. O diretor disse-lhe que nada poderia prometer-lhe, e que largasse a faca. Sucedeu, então, o inesperado. O homem atirou a faca longe de si, rendeu-se e, chorando, disse ao diretor: "Doutor, com o senhor eu vou até o inferno".

O amor dominara-o, provando que o seu poder é imenso.

FIDELIDADE A CRISTO

publicada pelo Pastor Walmir Vigo Gonçalves

FIDELIDADE A CRISTO



São Gregório de Nazianzo, doutor da Igreja Católica, ao surgirem contendas a seu respeito, declarou: "Jogai-me no mar, pois é melhor que eu seja prejudicado do que venha o nome de Cristo a sofrer por minha causa".

FIRMEZA DA IGREJA DE CRISTO

publicada pelo Pastor Walmir Vigo Gonçalves

FIRMEZA DA IGREJA DE CRISTO



Uma medalha cunhada por ordem do imperador romano Diocleciano, trazia a seguinte inscrição: "Que o nome de cristão seja extinto". Quantos sabem quem foi Diocleciano? Quando viveu? Que fez? Certamente, poucos o conhecem ou já ouviram falar nele. Entretanto, o nome cristão continua a definir aqueles que são salvos por Cristo e constituem sua gloriosa e indestrutível Igreja até o dia de hoje.

FÉ E OBRAS

publicada pelo Pastor Walmir Vigo Gonçalves

FÉ E OBRAS Tg 1.17-25



Conta-se a história de um barqueiro escocês que, para manter-se, vivia transportando viajantes através de um lago, em seu barco a remo.

Certo passageiro notou que o velho talhara em um dos remos a palavra "Fé" e no outro, "Obras". Curioso, perguntou ao barqueiro a razão daquilo. O velho então respondeu: "Eu lhe mostrarei". Deixou de lado um dos remos e manejou o outro com afinco, num sentido só, em círculos. A seguir, trabalhou com o remo "Obras" e o resultado foi o mesmo: círculos em sentido oposto ao primeiro. Feita esta demonstração, tomou então os dois remos, "Fé" e "Obras", e, à medida que os manejava conjuntamente, o barco seguia seu rumo certo, à frente. E então concluiu o barqueiro: "Assim é a vida cristã — de nada vale um sem o outro".

Dizemos que temos fé no futuro de nossa pátria. Mas o que estamos fazendo para tornar uma realidade esta fé? A fé que salva e as obras que servem são inseparáveis.

H. B. Wallace (Canadá)

FILHO PRÓDIGO

publicada pelo Pastor Walmir Vigo Gonçalves

FILHO PRODIGO



"Ele imaginara que, por uma coincidência, o pai estivesse a olhar pela janela, e quando o visse aproximar-se de casa, correria ao seu encontro; contudo, ninguém apareceu. Chegou afinal à porta da frente. Bateu, mas ninguém respondeu. Ouvindo um ruído no interior da residência, bateu outra vez e com mais vigor. Após longa espera e novas batidas, percebeu que se movia a fechadura da porta, que se abriu finalmente. Surgiu então o pai, espiando através da brecha.

"Pai", exclamou o rapaz, "é seu filho. Terrível foi a messe que colhi. Estou atemorizado. Reconheço que a culpa é toda minha mas, sinceramente, quero pedir perdão, uma vez que o senhor tão somente me deixe voltar. Receber-me-á o senhor? Apenas como um de seus servos?" O pai olhava-o como a um estranho. "Meu filho? Tenho unicamente um filho, e este está em casa comigo." E, enquanto se afastava1 o filho ouvia atrás de si sons de música e de vozes como se a sua triste condição e rejeição causassem júbilo aos demais.

Não foi assim, porém, que aconteceu segundo as páginas do Evangelho. O bom pai, diz a Bíblia, perdoou o filho pródigo e o recebeu com alegria, da mesma forma que o Pai celeste o faz a todos quantos, se arrependendo, o buscam.

NATUREZA HUMANA - NASCER DE NOVO

publicada pelo Pastor Walmir Vigo Gonçalves

HOMEM, SUA NATUREZA – NASCER DE NOVO Mt 18.3



"E disse: Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos tor-nardes como crianças, de modo algum entrareis no reino dos céus" (Mt 18.3).

Felipe Henry, clérigo inglês do século XVII, disse certa vez: "Nascemos de costas para Deus e para o céu, e de frente para o pecado e o inferno, até que venha a graça e nos converta, fazendo-nos dar meia-volta".

Isto descreve bem o pecador e a experiência pela qual ele tem de passar se quiser salvar-se. "Se não vos converterdes e não vos fizerdes como meninos, de modo algum entrareis no reino dos céus", disse Jesus. Há outra tradução que diz: "Se não vos volverdes". A conversão é de fato uma meia-volta, isto é, passar a marchar em sentido contrário ao anterior.

Pediu-se a uma jovenzinha que descrevesse sua conversão. "Antes de me converter", disse ela, "eu era uma pecadora que corria atrás do pecado. Agora sou uma pecadora que corre do pecado. Ela deu meia volta e passou a caminhar em direção oposta à anterior.

FORÇA DE VONTADE - TRABALHO EFICIENTE

publicada pelo Pastor Walmir Vigo Gonçalves

FORÇA DE VONTADE – TRABALHO EFICIENTE – VITÓRIA Ec 9.10



O grande cidadão americano, Booker Washington, conta-nos as dificuldades que encontrou para estudar e vencer na vida. Como sabemos, os escravos, logo após a sua libertação, esbarraram em muitos problemas difíceis, um dos quais era a sua cor. Mas este menino tinha idéias grandes e firme resolução de alcançá-los. E realmente, com a força de vontade que teve, conseguiu vencer todos os sofrimentos e dificuldades. Resolveu ingressar numa grande escola para negros, numa cidade um pouco distante. Depois de muitas peripécias, depois de passar fome e dormir ao relento muitas vezes, chegou ao seu destino com uma péssima aparência. Diante disso, os diretores hesitaram em recebê-lo. Não desanimou. Ficou persistentemente esperando que eles resolvessem o seu caso. Finalmente, depois de algumas horas de espera, a secre-tária o mandou varrer a sala ao lado. Ouçamos o que ele diz: "Nunca uma ordem foi executada com tanto zelo. Varri a sala três vezes, tomei depois um molambo, esfreguei-a quatro vezes. Rodapés, mesas, carteiras, bancos foram esfregados e reesfregados. Além disso, desloquei os móveis, limpei os cantos, as bandeiras das portas e das janelas. Parecia-me que, em grande parte, o meu futuro dependia da impressão que a limpeza produzisse no espírito da mulher. Concluído o trabalho, fui ter com ela. Era "yankee" e sabia reconhecer poeira. Andou pela sala, examinou o soalho e as bandeiras, em seguida tomou o lenço e passou-o nos rodapés, nas paredes, nas mesas e nos bancos. Findou a inspeção e disse calmamente: "Acho que podemos aceitá-lo nesta casa".

Este menino venceu inúmeras outras dificuldades deste modo, e chegou a ser, como escreveu em um jornal norte-americano, "o mais eminente educador negro do mundo".

"Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças" (Ec 9.10).

GENEROSIDADE - MORDOMIA - PRAZER NO TRABALHO DO SENHOR

publicada pelo Pastor Walmir Vigo Gonçalves

GENEROSIDADE – MORDOMIA – PRAZER NO TRABALHO DO SENHOR Mt 25.14-30



Desde jovem, um cego de nascença resolveu que, com o auxilio de Deus, poderia ser uma pessoa útil. Anos depois, este homem tornou-se diretor de uma próspera indústria de pianos, e era membro ativo de uma igreja em sua cidade natal.

Numa ocasião, sua igreja havia terminado a construção de um lindo edifício de educação religiosa e estava precisando de cinco pianos novos. Este nego-ciante havia entrado na concorrência e esperava ter a preferência na compra.

Num domingo, o pastor mencionou, durante o sermão, que cada membro da igreja poderia servir, na medida de suas possibilidades, fazendo o que lhe parecesse melhor. O cego ficou tão impressionado com o apelo que, depois da pregação, procurou o pastor e disse-lhe que desejava ter parte naquele lindo projeto e tinha decidido não vender mais os pianos, mas doá-los como sua oferta para a igreja.

Eis aqui um exemplo de mordomia cristã. Cada um de nós pode contribuir ou servir à igreja da maneira que Deus nos permitir fazer.

FÉ - EVANGELHO - NECESSIDADE INCURÁVEL

publicada pelo Pastor Walmir Vigo Gonçalves

FÉ – EVANGELHO – NECESSIDADE INCURÁVEL



Um jovem advogado incrédulo foi ao Oriente para tentar enriquecer-se. Disse que procuraria fixar-se em lugar onde não houvesse igrejas nem escolas dominicais ou bíblicas. Tendo encontrado tal lugar, estabeleceu-se ali. Menos de um ano depois, escrevia a um ex-colega de escola — um pastor — pedindo-lhe que viesse logo ter com ele, trazendo quantas Bíblias pudesse transportar; e começasse a pregar com urgência a fim de organizar, sem perda de tempo, uma escola dominical. Sim, porque se "convencera de que um lugar sem cristãos, sem domingos, sem igrejas, sem Bíblias é semelhante ao inferno e, portanto, impróprio para que qualquer homem normal nele sobreviva".

CULTO - DIA DE ORAÇÃO - MÃE

publicada pelo Pastor Walmir Vigo Gonçalves

CULTO – DIA DE ORAÇÃO – MÃE SI 96.1-8



O culto a Deus, na companhia de Seu povo, não é somente um privilégio que devemos repartir com outros, mas também um ato santo e grandioso que praticamos.

O culto público reúne três grupos de participantes: aqueles que sentem profundamente a presença e a realidade do Deus vivo e sua comunhão com Ele; aqueles que já estiveram em comunhão com Deus no passado, mas que a perderam e procuram agora reconciliação e aqueles que nunca sentiram a presença de Deus nem Seu poder, e foram levados, conscientemente, por uma necessidade interna, a buscar comunhão.

Thomas Carlyle não poderia jamais esquecer o quadro de sua mãe em oração — ali estava o que ele conhecera de mais elevado na terra em comunhão com o que ela conhecia de mais elevado nos céus. Muitos homens descobriram que o culto é a "casa de força" da Igreja. No culto, canais são abertos, através dos quais a graça de Deus flui para trazer purificação, coragem, força, comunhão e fé.

Ernest E. Long (Ontário, Canadá)

DAR - ENTREGA COMPLETA

publicada pelo Pastor Walmir Vigo Gonçalves

DAR – ENTREGA COMPLETA Jr 29.13



"Buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes de todo o vosso coração" (Jr 29.13).

Em certa reunião, o assunto do missionário era o amor de Deus. Um velho índio americano escutava-o atentamente. Comoveu-se-lhe então o coração. Desejava dar alguma coisa pessoal a um Deus que tanto fizera por ele. Silenciosamente, saiu da reunião, voltando alguns minutos depois com uma braçada de seus tesouros terrestres. Colocando tudo aos pés do missionário, o velho chefe soluçou: "Deus deu Filho favor índio, índio dá isto para Deus".

A narrativa sobre o amor prosseguiu. O coração do chefe transbordava. Pela segunda vez saiu do local da reunião e voltou arrastando uma carga de seus bens terrestres. Com a voz embargada pela comoção, chorando brandamente, disse: "Deus deu tudo para índio, índio dá tudo para Deus".

Que bela ilustração do que o Senhor deseja de cada um de Seus filhos — tudo o que temos e somos, consagração completa!

Dentre todos, o cristão que só entrega a metade de seu coração é o mais infeliz. Não tem coragem para largar o mundo, nem amor bastante para tornar Cristo supremo em sua vida. Como disse alguém sabiamente, ele tem apenas "religião suficiente para torná-lo infeliz". Pobres desses espíritos perturbados, temerosos de voltarem para o mundo, mas indispostos para seguirem ao Senhor, sem reservas.

Unicamente quando colocamos tudo sobre o altar, como o velho chefe indígena, podemos ser verdadeiramente felizes, pois Deus diz: "Buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes de todo o vosso coração".

DEUS, O CRIADOR

DEUS, O CRIADOR Sf 3.17



Um menino certa vez estava aprendendo a tabuada de multiplicação quando, de repente, parou, fitou os olhos em sua mãe e perguntou-lhe:

— Então, minha mãe, é verdade que Deus fez o mundo?

— Fez sim, meu bem.

— E as árvores nas florestas e os pássaros no céu e os bichinhos no campo?

— Sim, querido.

O menino ficou quieto por um momento, meditando nesta grande verdade, e indagou novamente:

— Mas de onde Deus fez tudo, mamãe?

E a boa mãe respondeu:

— Ele o fez do seu imenso poder e amor, meu filho.



Oração: "O Senhor teu Deus está no meio de ti, poderoso para salvar; ele se deleitará em ti com alegria" (Sf 3.17).

DAR A VIDA - SACRIFÍCIO

publicada pelo Pastor Walmir Vigo Gonçalves

DAR A VIDA – SACRIFÍCIO



Ninguém, que não tenha vivido na época em que a febre amarela matava milhões na América, jamais poderá apreciar toda a significação do que fizeram alguns homens em benefício dos milhões que hoje não são contaminados pela terrível doença. Mosquitos infectados foram colocados numa sala fechada; ali, dois voluntários — os Drs. Lazear e Carrol — ficaram expostos às picadas. A observação comprovaria ou não que a doença era transmitida pelos mosquitos. Ambos finalmente adoeceram de febre amarela. O Dr. Carrol venceu a doença, mas o Dr. Lazear morreu dias depois. Pagaram alto preço, sem dúvida, pela nossa tranqüilidade.

DEUS - REAL

publicada pelo Pastor Walmir Vigo Gonçalves

DEUS, REAL SI 100.3



"Sabei que o Senhor é Deus: foi ele quem nos fez e dele somos" (SI 100.3).

Quando alguém me pergunta sobre como posso estar seguro de quem e o que Deus é na realidade, conto-lhe a história do garoto que estava empinando um papagaio. O dia era propício, o vento estava bom e grandes nuvens encrespadas corriam pelo céu. O papagaio subiu, até ser totalmente envolvido pelas nuvens.

— O que está fazendo? — perguntou um homem ao menino.

— Estou soltando um papagaio — respondeu ele.

O homem, então voltou a perguntar:

— Você está vendo o papagaio? Tem certeza disso? Você não está vendo o papagaio!

Respondeu-lhe o garoto:

— Não o estou vendo, mas de vez em quando sinto um puxão; então, eu fico certo de que ele está lá em cima.

Não proceda como o homem em relação a Deus. Encontre-o você mesmo e, então, saberá, pelo puxão maravilhoso e seguro nas cordas do seu coração, que Ele existe com toda a certeza.

FREQUÊNCIA AOS CULTOS

publicada pelo Pastor Walmir Vigo Gonçalves

CULTOS – FREQUÊNCIA



Helena Tobias conta o caso de um pastor da Nova Inglaterra, que, indo visitar um dos membros não assíduos aos cultos, encontrou-o sentado diante de uma lareira. Sem dizer uma palavra, o ministro pegou uma tenaz, tirou uma brasa viva do fogo, e colocou-a de parte, na pedra da lareira. Silenciosos, viram a brasa extinguir-se. Então, o membro exclamou: "O Senhor não necessita dizer-me qualquer coisa. Eu vou estar lá no próximo culto".

DEUS, AMOR

publicado pelo Pastor Walmir Vigo Gonçalves

DEUS, AMOR Jd 21



"Guardai-vos no amor de Deus, esperando a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo, para a vida eterna" (Jd 21).

A Bíblia é a revelação do fato de que Deus é amor. Muita gente compreende mal o atributo da natureza de Deus, que é amor. "Deus é amor" não significa que tudo seja doçura, beleza e felicidade, e que o amor de Deus não possa sequer permitir a punição do pecado. A justiça que pregamos é temperada com amor. A retidão que pregamos é fundada no amor. A expiação que pregamos é planejada, providenciada, concedida, executada e inspirada pelo amor. Quando pregamos a ressurreição de Cristo, estamos pregando o milagre do amor. Quando pregamos a volta de Cristo, estamos pregando o cumprimento do amor. Não importa o pecado que você tenha cometido, por mais terrível, sujo ou condenável que tenha sido, Deus ama você. E este amor ninguém pode medir, falsificar ou extinguir!

DEUS, INFINITO

publicada pelo Pastor Walmir Vigo Gonçalves

DEUS, INFINITO



Os milhões de habitantes da terra poderiam ir à praia, estender suas mãos e enchê-las da água salgada do mar. Todos poderiam pegar quanta água quisessem ou precisassem, e ainda o oceano continuaria o mesmo. Sua força e poder continuariam inalterados. A vida em suas profundezas insondáveis continuaria a mesma, embora o mar tivesse suprido as carências de cada pessoa que permanecesse com as mãos estendidas em suas praias.

Assim acontece com Deus. Ele pode estar em toda parte, respondendo às orações daqueles que o invocam em nome de Jesus, e realizando o poderoso milagre de manter as estrelas em seus lugares no firmamento.

DAR - LIBERALIDADE

publicada pelo Pastor Walmir Vigo Gonçalves

DAR – LIBERALIDADE



Numa ocasião, certa família teve de mudar-se; e, na confusão da mudança, algumas caixas que continham dinheiro não foram postas em lugar seguro. Aconteceu que uma parte da bagagem não foi transportada. Em vão tentaram encontrá-la e, nada conseguindo, desistiram, pensando que o dinheiro também se perdera com ela. Longo tempo depois, inesperadamente, encontraram as caixas. Ao abri-las, os filhos do casal verificaram que continham mais ou menos a mesma importância — cerca de dez libras. O filho mais velho queria muito um relógio e, sem hesitar, tomou toda a parte que lhe cabia para a compra do mesmo. O segundo irmão tinha a mente dividida. Gastou a metade para si mesmo, e a outra metade deu às missões. O mais novo dos três, entregou tudo o que recebeu ao Senhor, e o fez com inteireza de coração e alegria.

A ação de cada um destes três rapazes foi profética, por assim dizer, indicando a futura direção de suas vidas. A medida que os anos se passaram, isto se verificou plenamente. O mais velho empenhou-se em muitas empresas que pareciam prometer fortuna. Gastou grandes somas, mas, ao fim da vida, era um homem pobre, e dependeu por algum tempo da generosidade de seu irmão mais novo. O segundo não era pobre nem rico, nem estava contente com sua situação. O terceiro, no entanto, o mais jovem, morreu deixando cem mil libras, depois de haver ainda doado a mesma quantia às missões e a outras obras de amor.

CRIAÇÃO - CONVERSÃO

publicada pelo Pastor Cleverson de Abreu Faria

Desconhecido

O elefante é o único animal cujas pernas dianteiras se dobram a frente. Porque? Porque de outra forma seria difícil para esse animal levantar-sepor causa do seu peso.
Por que os cavalos para se erguerem usam as patas dianteiras e as vacas as traseiras? Quem orienta esses animais para que ajam dessa maneira?

Deus. Esse mesmo Deus que coloca um punhado de argila no coração da terra e através da ação do fogo transforma-a em Formosa ametista de alto valor. Esse mesmo Deus que coloca certa quantidade de carvão nas entranhas do solo e mediante a combinação do fogo e a pressão dos montes e das rochas transforma esse carvão em resplandecente diamante que vai fulgurar na coroa dos reis ou no diadema dos poderosos!

Por que o canário nasce aos 14 dias, a galinha aos 21, os patos e gansos aos 28o, ganso silvestre aos 35 e os papagaios e avestruzes aos 42 dias? Por que a diferença entre um período e outro é sempre de sete dias? Porque o Criador sabe como deve regular a natureza e jamais comete engano.

Ele determinou que as ondas do mar se quebrem na Praia à razão de 26 por minuto tanto na calma como na tormenta. A sabedoria divina revela-se ainda nas coisas que poucos notam: A melancia tem número par de franjas. A laranja possui número par de gomos. A espiga de milho tem número par de fileiras de grãos. O cacho de bananas tem na última fila número par de bananas e cada fila de bananas tem uma a menos que a anterior. Desse modo se uma fileira tem número par a seguinte terá número ímpar. A ciência moderna descobriu que todos os grãos das espigas são em número par.
Outro mistério que a ciência ainda não descobriu: Enormes árvores pesando milhares de quilos apoiadas em apenas poucos centímetros de raízes. Ninguém até agora conseguiu descobrir esse princípio de sustentação a fim de aplicá-lo em edifícios e pontes.

Mas há maravilha ainda maior. O Criador toma o oxigênio e o hidrogênio, ambos sem cheiro sem sabor e sem cor e os combina com o carvão que é insolúvel, negro e sem gosto. O resultado por émé o alvo e doce açúcar.

Esses são apenas alguns vislumbres de um Deus sábio e amoroso. Esse mesmo Deus que realiza tais maravilhas no mundo que Ele criou pode também efetuar em nós um milagre ainda muito maior. Ele pode Dar-nos uma nova vida fazendo novas todas as coisas. Ele pode tomar nossa vida triste inútil e insípida e torná-la alegre, útil e plena de significado.

Portanto não se desespere. Não importa quão grave seja a sua condição física, moral ou espiritual. Jesus"que é o mesmo ontem, hoje e sempre"sempre tem a última palavra. Você pode experimentar um milagre! Basta acreditar e colocar a sua vida nas mãos dele

DÍZIMO

publicado pelo Pastor Walmir Vigo Gonçalves

DÍZIMO



Dois crentes encontraram-se e passaram a conversar a respeito da igreja e da contribuição. Um, que era dizimista, perguntou ao outro: "Se você tivesse dez fazendas, não daria, com alegria, uma delas ao Senhor?" E o outro, entusiasmado: "Claro que daria!" Voltou o primeiro: "Pois é isso que é ser dizimista... Se você tivesse dez casas, não daria uma ao Senhor?" "Ora! Claro..." "E se você tivesse dez leitões?..." Então o outro se zangou... porque não tinha dez fazendas, nem dez casas, mas tinha dez leitões.

CURA DIVINA - MORTE

publicada pelo Pastor Walmir Vigo Gonçalves

CURA DIVINA – MORTE



A morte é infalível. Cura-se a doença de hoje, mas outra virá, até que chegue aquela que opera a nossa transição. Xerxes, rei da Assíria, do alto de uma eminência contemplava seu poderoso império e, sem poder dominar-se, chorava ao pensar que, dentro de trinta anos, poucos estariam sobrevivendo. De pouca utilidade será curar o corpo se a alma continuar enferma: a morte seria, desta forma, a condenação eterna do corpo e da alma.

SEMPRE ESTAREI AO SEU LADO ...

publicada pelo Pastor Cleverson de Abreu Faria

Sempre estarei ao seu lado...

Na Romênia um homem dizia sempre a seu filho: - Haja o que houver eu sempre estarei a seu lado.

Houve nesta época um terremoto de intensidade muito grande que quase alisou as construções lá existentes nesta época. Estava nesta hora este homem em uma estrada. Ao ver o ocorrido correu para Casa e verificou que sua esposa estava bem mas seu filho nesta hora estava na escola. Foi imediatamente para lá e a encontrou totalmente destruída. Não restou uma única parede de pé. Tomado de uma enorme tristeza ficou Ali ouvindo a voz feliz de seu filho e sua promessa (não cumprida). "Haja o que houver eu estarei sempre a seu lado."

Seu coração estava apertado e sua vista apenas enxergava a destruição. A voz de seu filho e sua promessa não cumprida o dilaceravam. Mentalmente percorreu inúmeras vezes o trajeto que fazia diariamente segurando sua mãozinha. O portão (que não mais existia)o corredor...as paredes... Aquele rostinho confiante passava pela sala do 3º ano virava o corredor e o olhava ao entrar. Até que resolveu fazer em cima dos escombros o mesmo trajeto. Portão corredor virou a direita e parou em frente ao que deveria ser a porta da sala. E nada! Apenas uma pilha de material destruído. Nem ao menos um pedaço de alguma coisa que lembrasse a classe.

Olhava... Tudo desolado... E continuava a ouvir sua promessa: "Haja o que houvereu sempre estarei a seu lado" E ele não estava...

Começou a cavar com as mãos. Nisto chegaram outros paisque embora bem intencionados e também desolados tentavam afastá-lo de lá dizendo: - Vá para Casa. Não adianta não sobrou ninguém. Ao que ele retrucava: - Você vai me ajudar? Mas ninguém o ajudava e pouco a pouco todos se afastavam. Chegaram os policiais que também tentaram retirá-lo dali pois viam que não havia chance de ter sobrado ninguém com vida. Havia outros locais com mais esperança. Mas este homem não esquecia sua promessa ao filho, a única coisa que dizia para as pessoas que tentavam retirá-lo de lá era: - Você vai me ajudar? Mas eles também o abandonavam. Chegaram os bombeiros e foi a mesma coisa... - Saia daí não está vendo que não pode ter sobrado ninguém vivo? Você ainda vai por em risco a vida de pessoas que queiram te ajudar pois continua havendo explosões e incêndios. Ele retrucava: - Você vai me ajudar? - Você esta cego pela dor não enxerga mais nada. Ou então é a raiva da desgraça. - Você vai me ajudar? Um a um todos se afastavam.

Ele trabalhou quase sem descanso apenas com pequenos intervalos mas não se afastava dali. muitas horas. Já exausto dizia a si mesmo que precisava saber se seu filho estava vivo ou morto. Até que ao afastar uma enorme pedra sempre chamando pelo filho ouviu: - Pai... Estou aqui! - Você esta bem? - Estou. Mas com sede fome e muito medo. - Tem mais alguém com você? - Sim 14 estão comigo e estamos presos em um vão entre dois pilares. Estamos todos bem. Apenas se conseguia ouvir seus gritos de alegria. - Pai eu falei a eles: Vocês podem ficar sossegados pois meu pai irá nos achar. Else não acreditavam mas eu dizia a toda hora...' - "Haja o que houver meu paie stará sempre a meu lado" - Vamos lá tente sair por este buraco. - Não Pai! Deixe-os sair primeiro... Eu sei que haja o que houver... Você estará me esperando!

E eis que estou convosco todos os dias... (Jesus).

DESCONHECIDO

SEGURANDO AS CORDAS

publicada pelo Pastor Cleverson de Abreu Faria

Segurando as cordas

L. R. Silvado

Alguns anos atrás eu li uma história que relatava a experiência que alguns botânicos tiveram quando exploravam regiões dos Alpes à procura de novas espécies de flores. Através de binóculos else encontraram uma flor rara com valor incalculável para a ciência. Porém havia uma dificuldadeela estava na parte inferior de uma encosta muito inclinada. Para pegá-la alguém precisava descer amarrado em uma corda. Um menino que a tudo observava foi consultado se faria o serviço em troca de um bom pagamento. Ele olhou para o precipíciopensou e disse: "Eu já volto!". Algum tempo depois ele retornou seguido por um senhor com os cabelos já grisalhos. Aproximando-se do cientista ele disse: "Eu descerei para pegar a flor se este homem segurar a corda. Ele é meu pai."
Que Deus possa ajudar-nos a ter a fé daquele menino! Você já aprendeu a confiar em Deus como seu amigo? Se alguém pode Dar-nos segurança e "segurar as cordas" da nossa vidaesse alguém é o nosso Pai Celestial.
"Deus disse: Eu nunca os deixarei e jamais os abandonarei" (Bíblialivro de Hebreuscapítulo 13 verso 5)
Você está disposto a dizer hoje: "Se meu Pai Celestial segurar a corda eu não tenho o que temer" ?
Que Deus o abençoe.

CULTO DOMÉSTICO

publicada pelo Pastor Walmir Vigo Gonçalves

CULTO DOMÉSTICO – TENTAÇÕES – TRIUNFO ESPIRITUAL – MÃE

2 Tm 1.1-7



Há alguns anos, meu irmão mais moço mudou-se para os Estados Unidos, a fim de estudar. Com o passar dos dias, minha mãe começou a preocupar-se com ele. Um dia, ela abriu-lhe o coração numa carta e indagou do seu estado espiritual. Eis a resposta que recebeu: "Mãe querida, as tentações são muitas; contudo, à medida que elas cruzam os meus caminhos, eu as venço todas. Quando éramos crianças, realizávamos o culto doméstico. Geralmente tu nos ajuntavas ao redor de teus joelhos e lias a Bíblia. Depois, enquanto continuávamos ajoelhados, tu oravas a Deus em favor de cada um de nós. As vezes, eu abria os olhos para contemplar tua face erguida em oração. Quando as tentações me assaltam, eu contemplo com meus olhos espirituais a tua face levantada para Deus, orando por nós. Mãe, é este o segredo de minha vitória sobre as tentações".

Quando esta carta chegou, minha mãe encheu-se de gozo e rendeu graças a Deus.

Vahram Solibiam (Líbano)

DÍZIMO - RECOMPENSA

publicada pelo Pastor Walmir Vigo Gonçalves

DÍZIMO — RECOMPENSA Ml 3.10



Certo homem que estava desempregado arranjou diversos serviços tempo-rários aqui e ali, porém mal podia suprir as necessidades da família. Um dia, ouviu, num sermão acerca do dízimo, a promessa divina: "...e provai-me nisto, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derra-mar sobre vós bênçãos sem medida" (Ml 3.10). O homem desejoso pensou: "Gostaria de ver o Senhor derramar sobre mim uma bênção sem medida!" Foi na verdade uma luta para ele resolver dar o dízimo. Duro lhe era pensar que o Senhor exigia isto dele. Sob a influência do Espírito Santo, decidiu finalmente entregar o coração ao Senhor, e devolver-lhe o que lhe pertencia. Na segun-da-feira seguinte, recebeu pelo correio três cartas oferecendo-lhe emprego. Obviamente só podia aceitar uma única oferta. Ali estava uma bênção além de sua capacidade de receber. Em sua misericórdia, ajudou-lhe o Senhor a crer.

DEUS, FONTE DE FORÇA E PODER - ÍDOLOS

publicada pelo Pastor Walmir Vigo Gonçalves

DEUS, FONTE DE FORÇA E PODER – IDOLOS Lc 1.67-75



Quando a Babilônia corria o perigo de ser invadida pelos persas, o povo pensou que devia salvar primeiramente os deuses Bel e Nebo. Os deuses foram então colocados sobre animais que iam na frente da multidão. Como fossem uma carga muito pesada, a fuga tornou-se muito lenta. E assim, em vez de salvar o povo, os deuses tornaram-se um empecilho para a multidão. Desse modo o povo foi vencido e levado ao cativeiro.

Quão diferente é o Deus vivo a quem nós amamos e confiamos. Nós não o salvamos; Ele nos salva e nos livra nas horas de provação. A religião não é uma carga para nós. Ela não impede a nossa marcha. Ao contrário, ela nos eleva e nos conduz pelo caminho da perfeição.

São, porventura, as asas uma carga para a ave? São, por ventura, as velas uma carga para o barco? Do mesmo modo Deus é para nós a fonte da nossa força. Seu poder habilita-nos a triunfar sobre todas as provas e tentações. Não somos nós quem o carregamos, mas sim, Ele é quem nos leva e nos traz sempre em segurança.

Charles Gallacher (Austrália)

DAR - DOM DE DAR

publicada pelo Pastor Walmir Vigo Gonçalves

DAR – DOM DE DAR Ef 5.2



"E andai em amor, como também Cristo vos amou, e se entregou a si mesmo por nós, como oferta e sacrifício a Deus, em aroma suave" (Ef 5.2).

Um pobre árabe encontrou uma fonte de água pura. Acostumado a encontrar poços de água salobra, reconheceu ser aquela água própria para um monarca. Enchendo o seu odre da fonte, resolveu ir apresentá-lo ao rei. Viajou por muito tempo e depositou sua oferta aos pés de seu soberano.

O rei não desprezou a dádiva, que lhe fora trazida com tanto sacrifício. Bebeu um pouco daquela água e, agradecendo ao árabe com um sorriso, deu ordem para que o recompensassem.

Os cortesãos estavam ansiosos por beber da água também, mas o califa o proibiu. Depois da partida do árabe, o rei explicou: "Durante a longa viagem, a água tornou-se impura e desagradável ao paladar, mas fora uma dádiva de amor. Como tal, recebi-a com prazer; mas eu bem sabia que se permitisse que outra pessoa dela provasse, ela não haveria escondido o seu desagrado. Por isso proibi-vos de tocá-la, para que o coração do pobre homem não fosse magoado".

Se um califa não-cristão pôde ser tocado pelo motivo que inspirou um pobre árabe em seu ato, certamente nosso amante Pai celeste aprecia todo dom inspirado pelo amor que sacrifica. Tal foi seu motivo ao dar, o mesmo deve ser o nosso.

publicada pelo Pastor Walmir Vigo Gonçalves

FÉ Jo 1.9



O grande ganhador de almas, Moody, um dia ofereceu seu relógio de ouro aos meninos de sua classe bíblica. Desconfiados, recusaram o presente. Finalmente, um garotinho de seis anos estendeu a mão, pegou o relógio, e disse:

— Muito obrigado!

Sem um momento de hesitação, Moody respondeu:

— Não há de que. E Espero que ele seja tão fiel em marcar as horas para você, como foi para mim!

Os outros meninos ficaram espantados:

— O senhor vai mesmo deixar que ele fique com o relógio?

— Como não? — respondeu Moody — Eu Iho dei, porque creu na minha oferta. E dele porque teve fé em mim.

Como o relógio que Moody ofereceu aos meninos, as vestes brancas podem pertencer-nos pelo simples fato de crermos nas promessas de Deus e estendermos a mão, aceitando-a pela fé. Jesus, através de sua morte, se encarrega de nosso passado tão repleto de pecados e erros. Cabe-nos a nós confessar e crer. Jesus afiança a sua erradicação. No instante em que nós cumprirmos a nossa parte, Jesus cumpre a dEle. Todas as providências foram tomadas por Deus, a fim de apagar o nosso passado pecaminoso (1 Jo 1.9). Este é, na verdade, um "pensamento precioso".

FÉ - SUA APARÊNCIA

publicada pelo Pastor Walmir Vigo Gonçalves

FÉ, SUA APARÊNCIA



Ouvi falar de um homem que, há anos atrás, empurrava um carrinho de mão equilibrado numa corda esticada sobre o rio Niágara, América do Norte. Milhares de pessoas o aclamavam, enquanto era colocado um saco de areia de 100 quilos sobre o carrinho, que o homem empurrava de um lado para o outro. Em certa ocasião, olhou para a multidão e perguntou:

— Quem ai acredita que eu posso carregar um homem neste carrinho?

— Todos acreditam! — bradou um espectador da frente da fila muito entusiasmado.

O homem, então, voltou-se para ele, dizendo:

— Pois venha você!

Diante disso, o cidadão imediatamente retirou-se, pois não cria de fato. Ele pensava que cria, mas não queria de modo algum dar uma prova de sua crença. Igualmente acontece com relação a Cristo. Muitos dizem que crêem nele e que o seguem. Mas não fazem nada para entrar no carrinho de mão. Tais pessoas nunca assumiram um compromisso ou se submeteram realmente a Cristo.

FÉ E ESPERANÇA - TESTEMUNHO

publicada pelo Pastor Walmir Vigo Gonçalves

FÉ E ESPERANÇA – TESTEMUNHO



Durante a Segunda Guerra Mundial, na Alemanha, algumas pessoas pobres e perseguidas se refugiaram numa caverna escura e fria. Depois de terem abandonado aquele lugar medonho, achou-se inscrito numa das paredes, o seguinte:



"Creio no sol, mesmo que ele não brilhe.

Creio em Deus, mesmo que ele esteja em silêncio.

Creio no amor, mesmo que ele esteja oculto."



Com estas palavras um dos refugiados de um belíssimo testemunho de possuir grande esperança e confiança.

Deus é realmente a nossa esperança. Ele deve ocupar o primeiro lugar em nossas vidas, para que, destemerosos, possamos enfrentar infortúnios, doenças e a própria morte. Com Deus, podemos enfrentar com paciência tudo o que for necessário.

A força de Deus se aperfeiçoa em nossa fraqueza.

A esperança é como uma estrelinha que brilha no céu. Graças sejam dadas a Deus, por nos conceder esta dádiva celeste.

"O Senhor é a minha luz e a minha salvação; a quem temerei?"

Ruth Luchsinger (Suíça)

VENTOS E TEMPESTADES

publicada pelo Pastor Cleverson de Abreu Faria

Ventos e tempestades

Um escritor inglês do século passado conta em uma de suas
Obras que na Praia perto de sua Casa, uma coisa muito
Interessante podia ser vista com freqüência: um navio lançando
A sua âncora no mar enfurecido.

Dificilmente existe uma coisa mais interessante ou
Sugestiva do que essa. O navio dança sobre as ondas; parece
Estar sob o poder e à mercê delas. O vento e a água se combinam
Para fazer do navio o seu brinquedo. Parece que vai haver
destruição; pois se o casco do navio for lançado pelas ondas
Sobre as rochas das águas, será despedaçado. Mas, quando
Paramos para observar, o navio mantém a sua posição. Embora à
Primeira vista parecesse um brinquedinho desamparado à mercê
Dos elementos, aquele navio não era vencido.

Qual é o segredo da segurança deste navio? Como pode
Resistir às forças da natureza com tanta tranquilidade? Existe
segurança para o navio no meio da tempestade porque ele está
Ancorado! A corda à qual ele está amarrado não depende das
águas, nem de qualquer outra coisa que flutue dentro delas. Ela
As atravessa e está fixada no fundo sólido do mar. Não importa
quão forte o vento sopre ou quão altas sejam as ondas do
Mar - a sua segurança depende da ancora que está imóvel no
Fundo do oceano.

Muitas vezes nos sentimos no meio de uma tormenta sendo
Jogados pelas ondas da vida para cima e para baixo e açoitados
Pelo vento da adversidade todo o tempo. Parece-nos às vezes que
Jamais conseguiremos sobreviver a determinados períodos em
Nossas vidas.

A sua vida está assim? Você está vivendo em permanente
Tumulto? Você está sendo esmurrado por ventos tempestuosos? Sem
Deus, a nossa vida é como um navio sacudido pelo mar
Enraivecido das circunstâncias incontroláveis da vida. Mas
Confiando nele experimentamos a presença e o amor de Deus como
âncora da nossa existência. E assim, "nós que encontramos
segurança n’Ele, nos sentimos muito encorajados a nos mantermos
Firmes na esperança que nos foi dada. Essa esperança mantém
Segura e firme a nossa vida, assim como a âncora mantém seguro
O barco."

Você pode enfrentar qualquer vendaval com segurança e
Tranquilidade quando o faz sabendo que "O Senhor é o meu
Pastor; nada me faltará. (...) Ainda que eu ande pelo vale da
Sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque TU estás
Comigo." Mesmo no meio da adversidade continue vivendo a vida
Com a certeza do amor e do cuidado de Deus.

Textos bíblicos utilizados: Hebreus 6:18-19; Salmo 23
L. R. Silvado

EVANGELHO TRANSFORMADOR

publicada pelo Pastor Walmir Vigo Gonçalves

EVANGELHO TRANSFORMADOR Ef 4.24



"E vos revistais do novo homem, criado segundo Deus, em justiça e retidão procedentes da verdade" (Ef 4.24).

No Texas, E.U.A., conta-se a história de um homem que costumava amarrar seu cavalo todo dia de manhã em frente a um bar. Certa manhã, o dono do bar saiu um pouco e notou que o cavalo estava amarrado defronte da igreja. Viu o homem na rua e o chamou.

— Ei, por que o seu cavalo está parado em frente à igreja hoje?

O homem respondeu:

— E que ontem à noite eu me converti numa série de conferências e resolvi estacionar em outro lugar.

Isto é nascer de novo. Converter-se significa estacionar em outro lugar.



Oração: Senhor, ajuda-me a viver de tal maneira que as pessoas percebam que estou estacionado na liberdade do teu amor.

publicada pelo Pastor Walmir Vigo Gonçalves

FÉ Sl 91.2



"Diz ao Senhor: Meu refúgio e meu baluarte, Deus meu, em quem confio" (SI 91.2).

Alguns de nós, membros da Colônia Bíblica, estávamos reunidos em torno do rádio, no salão da sede, ouvindo seriamente a noticia de que o ciclone Janet viria com fúria sobre nossa cidade, nas primeiras horas do dia 29 de setembro de 1955.

Poucas horas mais tarde, a ventania, como um gigante enfurecido, assolava as nossas habitações, despejando montanhas de água, destruindo as árvores, atirando galhos pelo ar e semeando o pânico e a morte.

Protegemo-nos os cinco sob uma cama que sustentava uma parte da parede derrubada sobre si. Contudo, não sofremos qualquer ferimento. Ali cantamos com todo ânimo o hino "Mais perto quero estar meu Deus de ti" e juntos recitamos o Salmo 91.

Ao alvorecer, entre a morte, as ruínas, a desolação e a completa destruição da vila, sentimo-nos como que dizendo: "Tudo está perdido, exceto a nossa fé. Bendito seja o nome do Senhor".

Ainda que nas horas de provação todas as coisas se percam, o importante é que a fé permaneça.

C. Trujillo Baqueiro (México)

EXEMPLO SUPREMO DE CRISTO

publicada pelo Pastor Walmir Vigo Gonçalves

EXEMPLO SUPREMO DE CRISTO – OLHANDO PARA CRISTO



Conta o Dr. Stanley Jones que conversava com um hindu de alta posição social, procurando convencê-lo a ser cristão. A certa altura da conversa, o hindu argumentou; "O Ocidente tem cometido muitos erros". "Concordo com o senhor plenamente", respondeu o Dr. Jones. Mas o hindu persistia. "Sem querer ofendê-lo, o senhor concorda que os norte-americanos têm-se mostrado falhos e têm errado na política em relação a nós?" "Mas, claro; estou plenamente de acordo!" Um tanto contrafeito, o hindu lançou seu último cartucho: "O senhor, Dr. Jones, o senhor mesmo tem defeitos". E o experiente missionário concluiu: "Nem há dúvida! Ninguém melhor do que eu para saber dos meus defeitos! Mas, querido amigo, preste atenção ao que lhe venho dizendo. Eu não prego ao senhor o Ocidente! Nem a América do Norte! Nem Stanley Jones! Eu prego ao senhor e ao seu povo o evangelho de Jesus Cristo! Que é que o senhor pode alegar contra Jesus?" Rendeu-se então o hindu, porque nada tinha contra Jesus.

FAZER O MELHOR

publicada pelo Pastor Walmir Vigo Gonçalves

FAZER O MELHOR Mt 25.14-23



Certa vez, um cantor famoso foi convidado a dar um concerto em benefício dos soldados da Primeira Guerra Mundial. O presidente da comissão que o convidou lhe disse: "Como se trata de um beneficio, não exigimos naturalmente que o senhor apresente o que tem de melhor. Seu nome é suficiente para atrair as multidões. Eu sugiro canções simples que não exijam grande esforço de sua parte". Dizem que o cantor sentiu-se ofendido e enchendo-se de orgulho, respondeu: "Eu não me contento em fazer menos do que o melhor que posso".

E nosso dever solene tirar o máximo proveito de nossos dons e oportunidades e cumprir fielmente, e da melhor maneira, qualquer tarefa, seja grande ou pequena. Deus espera que façamos o melhor, não importa qual seja a obra que temos em mãos. Estamos nós fazendo o melhor para ter a aprovação do Mestre: "Muito bem servo bom e fiel"?

EVANGELHO TRANSFORMADOR

publicada pelo Pastor Walmir Vigo Gonçalves

EVANGELHO TRANSFORMADOR



Um ateu, querendo ridicularizar um crente humilde e de poucas letras, perguntou-lhe:

— Sabe você alguma coisa a respeito de Cristo?

— Sim, pela graça de Deus! — foi a resposta.

— Então, diga-me: quando nasceu Ele?

E lá veio uma resposta errada.

— Que idade tinha quando morreu?

Nova resposta incorreta. E assim prosseguiram mais perguntas, e mais respostas erradas. E o ateu concluiu:

— Está vendo? Você não conhece Jesus...

— Há coisas a respeito de Jesus de que pouco sei — foi a resposta humilde do novo crente — mas de uma coisa estou muito seguro: três anos atrás eu era um dos piores beberrões desta cidade. Três anos atrás minha esposa era uma mulher infeliz e meus filhos tinham medo de mim como se eu fosse uma fera. Hoje eu sou um dos homens mais felizes do mundo. E minha família também é feliz. Isso Cristo fez por mim e disso estou bem certo.

FÉ EM CRISTO

publicada pelo Pastor Walmir Vigo Gonçalves

FE EM CRISTO



Certo cristão, desejando fazer publicamente sua profissão de fé, apresentou-se ao pastor, que o cumulou de perguntas sobre seus conhecimentos doutrinários. Saiu-se mal o pobre examinado, e o pastor o exortou a que estudasse um pouco mais. Ao retirar-se, com muita humildade mas com profunda convicção, disse o homem ao pastor: "Eu sei que não sou capaz de falar por Cristo, mas sou capaz de morrer por Ele".

VERDADEIRA AMIZADE

publicada pelo Pastor Cleverson de Abreu Faria

VERDADEIRA AMIZADE



O Soldado.


Após ter voltado da guerra, o soldado se dirige ao Coronel e pede: - Coronel, preciso voltar até o campo de batalhas para pegar um soldado ferido... O Coronel reluta, proibindo o soldado.


Ele encara o Coronel e vai sem a sua ordem.... O Coronel Grita: - Volte soldado... é muito perigoso...


Ele vai... Após um tempo o soldado Volta todo machucado,com o cadáver do colega nos ombros...


O Coronel pergunta: - Você acha que valeu a pena????Se machucou todo,está baleado, por causa de um cadáver???? Valeu a pena??? - Coronel... Quando eu cheguei lá,meu amigo estava vivo... E dele ouvi a mais bonita frase de toda minha vida...


"SABIA QUE VOCÊ NÃO IRIA ME ABANDONAR AMIGO!"





DESCONHECIDO

EVANGELHO - REGENERADOR E PODEROSO

publicada pelo Pastor Walmir Vigo Gonçalves

EVANGELHO, REGENERADOR E PODEROSO – MENSAGEM DE

CRISTO Rm 5.1-10



Certo dia, em alto mar, a caminho de casa, um oficial da Marinha resolveu, sem qualquer motivo, abandonar a sua esposa, que vivia em Nova lorque. Sob o domínio daquele ímpeto, lançou ao mar a Bíblia que ela lhe havia dado de presente.

Depois de duas semanas de vida pecaminosa e infeliz num porto, ele ouviu a pregação do evangelho numa igreja e começou a pensar seriamente na loucura que cometera. Então, foi até a frente, chorando, confessando seus pecados e pedindo ao evangelista que o aconselhasse. Este, imediatamente, respondeu: "Escreva a sua esposa; conte-lhe o que se passou com o senhor hoje, aqui. Se ela for cristã, ela o perdoará".

Alguns dias depois, com a face radiante pelo gozo da nova vida que encon-trara, o oficial procurou o pregador para mostrar-lhe uma carta, na qual a sua esposa lhe assegurava seu perdão e seu amor.



R. Roseway Robbins (Califórnia, E.U.A.)

EVANGELHO - SEU PODER NO ZIMBABWE

publicada pelo Pastor Walmir Vigo Gonçalves

EVANGELHO, SEU PODER NO ZIMBABWE 1 Pe 2.1-10



Antes da colonização européia no Zimbabwe, os nativos moviam guerras uns contra os outros. Os mashanganis, povo forte e aguerrido, viviam no Sul; e os mashonas, mais pacíficos, no Norte. Eram freqüentes as invasões dos guerreiros mashanganis às aldeias dos mashonas.

Estes colocavam sentinelas com trombetas nos picos das montanhas para que avisassem os seus habitantes da aproximação dos mashanganis. Ouvindo as trombetas, os mashonas evacuavam as suas choças e se escondiam em cavernas. Chegando às aldeias, os inimigos procediam ao saque e levavam tudo o que queriam, mas não encontravam homens para matar, nem mulheres para levar cativas.

Desde que o cristianismo entrou no Zimbabwe, tem havido paz entre os nativos. Mas ainda são necessários os toques de trombeta. Agora, os cristãos é que são chamados a tocar trombetas, avisando os homens dos perigos do pecado e anunciando o evangelho da paz.

Obediah Manjengwa (Zimbabwe)

FACE DE CRISTO - RETRATO DE JESUS

publicada pelo Pastor Walmir Vigo Gonçalves

FACE DE CRISTO – RETRATO DE JESUS



Em Roma, no arquivo do Duque de Cesadini, foi encontrada uma carta de Públio Lêntulus, legado na Galiléia, ao imperador romano Tibério César. Eis o conteúdo da carta, que é um fiel retrato de Jesus:

"Existe nos nossos tempos um homem que vive de grandes virtudes, chamado Jesus; e pelo povo é inculcado profeta da verdade e os seus discípulos dizem que é filho de Deus, criador dos céus e da terra e de todas as coisas que nela se acham e que nela tenham estado; na verdade, cada dia se ouvem coisas maravilhosas desse Jesus; ressuscita os mortos e cura os enfermos, em uma só palavra; é um homem de justa estatura e é muito belo no aspecto. Há tanta majestade no seu rosto que aqueles que o vêem são forçados a amá-lo ou temê-lo. Tem os cabelos distendidos até às orelhas cor de amêndoa bem madura, e das orelhas até às espáduas são de cor de terra, porém mais rezentes. Tem no meio de sua fronte uma linha separando os cabelos, na forma em uso dos nazarenos; o seu rosto é cheio, o aspecto é muito sereno, nenhuma ruga ou mancha se vê na sua face de cor moderada; o nariz e a boca são irrepreensíveis. A barba é espessa, semelhante aos cabelos, não muito longa mas separada pelo meio; seu olhar é muito especioso e grave; tem os olhos graciosos e claros; o que surpreende é que o seu rosto resplandece como os raios do sol, porém ninguém pode olhar fixo o seu semblante, porque quando resplende, apavora; e quando ameniza, faz chorar. Diz-se que nunca ninguém o viu rir, mas antes chorar. Tem os braços e as mãos muito belos; na palestra, contenta muito, mas o faz raramente e, quando dele alguém se aproxima, verifica que é mui modesto na presença e na pessoa. E o mais belo homem que se possa imaginar, muito semelhante à sua mãe, a qual é de uma rara beleza, não se tendo jamais visto, por estas partes, uma donzela tão bela.

Nas letras, faz-se admirar em toda a Jerusalém; ele sabe todas as ciências e nunca estudou nada. Ele caminha descalço e sem coisa alguma na cabeça. Muitos se riem, vendo-o assim; porém em sua presença, falando com ele, tre-mem e admiram. Dizem que um tal homem nunca fora ouvido por estas partes. Em verdade, segundo me dizem os hebreus, não se ouviram jamais tais conselhos de grande doutrina como ensina este Jesus; muitos judeus o têm como divino e muitos me questionam se isso é contra a lei de tua Majestade."



Nota do Compilador: Não tenho esta crônica como absolutamente fidedigna, mas é cheia de curiosidades e coincidências até interessantes.

FACE DE CRISTO - MISSÕES - TESTEMUNHO

publicada pelo Pastor Walmir Vigo Gonçalves

FACE DE CRISTO – MISSÕES – PERDÃO – TESTEMUNHO

At 26.19-25



Um dia, um navio de guerra japonês ancorou na baía de Nagasaki, Japão. Os cristãos daquela localidade foram indicados para apresentar as boas vindas à oficialidade e aos marinheiros daquele barco, em nome da Igreja. O capitão tomou a palavra, dizendo que tinha especial prazer em falar porque ele se tornara cristão por um fato acontecido em um dos parques de Nagasaki.

Anos atrás, ele havia atirado pedras numa missionária que estava pregando o evangelho naquele parque. Quando percebeu que havia ferido a senhora, tratou de fugir e se escondeu por três dias. Foi quando as mais extraordinárias noticias chegaram ao seu conhecimento: a missionária, cujo nome era Umhoff, não queria que ele fosse preso, estava orando por ele e querendo saber onde ele se encontrava, para lhe oferecer perdão e sua amizade. Ouvindo isto, o jovem resolveu procurar saber como servir ao Deus daquela missionária.

Agora, era um prazer para ele dar o seu testemunho naquela mesma cidade onde ele tinha aprendido o que quer dizer ser cristão.



Rita F. Snowden (Nova Zelândia)

FÉ E CIÊNCIA

publicada pelo Pastor Walmir Vigo Gonçalves

FÉ E CIÊNCIA



O cientista Werner von Braun, inspirador do desenvolvimento dos grandes foguetes espaciais, afirmou uma vez:

"Os materialistas do século XIX e os marxistas do século XX procuraram nos ensinar que a Ciência, que nos deu mais informações sobre a criação, nos capacita a viver sem fé num Criador. Mas, ao contrário, em cada resposta descobrimos novas questões. Quanto mais sabemos sobre o mundo da estrutura atômica, sobre a natureza da vida e sobre o itinerário das galáxias, mais razão encontramos para admirar a maravilha da criação de Deus. A nossa necessidade de Deus não se baseia no medo apenas. O homem necessita da fé como necessita de alimento, água e ar. Com toda a ciência do mundo, precisamos de fé em Deus".

FARDO - POBREZA E RIQUEZA

Publicada pelo Pastor Walmir Vigo Gonçalves

FARDO – POBREZA E RIQUEZA



Escreveu Santo Agostinho, um dos mais célebres padres da Igreja Católica latina: "A pobreza é o fardo de alguns e a riqueza é o fardo de outros e, talvez, o maior. Fardos que podem pesar-lhes para a perdição. Ajuda teu próximo a levar seu fardo de pobreza e deixa que ele te ajude a levares teu fardo de riqueza. Aliviarás tua carga aliviando a dele".

VOCÊ AGE OU REAGE?

publicada pelo Pastor Cleverson de Abreu Faria

Você age ou reage?

Adaptado

Certa noite, há poucos dias, fui com um amigo à banca de jornais. Ele comprou o jornal, agradecendo cortesmente ao jornaleiro. Este, nem se abalou.

"Camarada mal educado, não é?", comentei.

"Ah, ele é sempre assim!", respondeu meu amigo.

"Nesse caso, por que continua sendo delicado com ele?", indaguei.

"Por que não?", perguntou meu amigo por sua vez, concluindo: "Por que iria eu deixar que ele decidisse como eu devo agir?"

ORAÇÃO - PROTEÇÃO

publicada pelo Pastor Cleverson de Abreu Faria

ORAÇÃO - PROTEÇÃO

"Enquanto eu servia em um pequeno hospital, na África, a cada duas semanas eu IA de bicicleta, por dentre a selva, até uma cidade próxima, para comprar provisões. Esta era uma jornada de dois dias e era necessário acampar a noite, na metade do caminho. Em uma dessas jornadas, cheguei a cidade, onde planejava sacar meu dinheiro no banco, comprar medicamentos e provisões e depois iniciar meus dois dias de jornada de regresso ao hospital.

Quando cheguei a cidade, observei dois homens brigando e um deles havia sido seriamente ferido. Tratei dos seus ferimentos e ao mesmo tempo lhe falei do Senhor Jesus Cristo. Viajei por dois dias, acampando a noite, e cheguei em Casa sem nenhum incidente.

Duas semanas depois, repeti minha jornada. Quando cheguei a cidade, fui abordado por aquele jovem homem, cujas feridas eu havia tratado. Ele me disse que sabia que eu levava dinheiro e provisões. Prosseguiu dizendo-me: ‘Alguns amigos e eu te seguimos até a selva, sabendo que TU ias acampar a noite. Nós planejamos matar-te e tomar teu dinheiro e medicamentos. Todavia, justamente quando íamos atacar seu acampamento, vimos que estavas protegido por 26 guardas armados!’

Então comecei a rir e lhe disse que com certeza eu estava sozinho no acampamento, no meio da selva. O jovem homem apontou em minha direção e me falou: ‘Não, senhor, não estavas só, pois vi os guardas. Meus cinco amigos também os viram e nós os contamos. Por conta desses guardas, nos assustamos e te deixamos tranquilo.’

Quando da sua Volta, o missionário contou isso no sermão, um dos homens da igreja se pôs em pé, interrompeu a mensagem e lhe perguntou se ele poderia dizer exatamente em que dia isso se sucedeu. O missionário contou a congregação o dia e então o homem que lhe interrompeu contou esta historia:

‘Na noite do teu incidente na África aqui era manhã e eu estava me preparando para ir jogar golfe. Estava a ponto de sair de Casa quando senti a urgência de orar por it. De fato, a urgência do Senhor era tão forte que chamei vários homens da igreja para encontrarmo-nos aqui, no santuário, para orar por it. Poderiam os homens que se reuniram comigo aqui naquele dia, porem-se de pé?’

Então todos os homens que se reuniram naquele dia se puseram de pé. O missionário ficou surpreso quando aquele homem começou a contá-Los. Eram 26.

EVANGELHO VIVIDO - SUA APLICAÇÃO

publicada pelo Pastor Walmir Vigo Gonçalves

EVANGELHO VIVIDO, SUA APLICAÇÃO



"Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade do meu Pai que está nos céus (Mt 7.21 )."

Um ministro e um fabricante de sabão não-cristão caminhavam ambos rua abaixo.

— Bem, meu amigo — começou o fabricante de sabão —, o evangelho que o senhor prega não parece ter realizado grande soma de benefícios. Existe ainda boa porção de pecado e pecadores no mundo!

Por uns momentos, o ministro deixou sem resposta a acusação. Logo os dois passaram junto de um grupo de crianças sujas, que brincavam na lama.

— O sabão não tem trazido muitos benefícios ao mundo — observou o ministro — ainda existe muita sujeira e muita gente suja...

O fabricante de sabão foi ligeiro em responder ao pastor:

— Oh, o sabão é muito bom, mas tem de ser usado!

— Exatamente — volveu o ministro — o mesmo se dá com o evangelho, ele tem de ser aplicado à vida!

EVANGELHO - SUA PRÁTICA

publicada pelo Pastor Walmir Vigo Gonçalves

EVANGELHO, SUA PRÁTICA Ez 33.32



"Eis que tu és para eles como quem canta canções de amor, quem tem voz suave e tange bem; porque ouvem as tuas palavras, mas não as põem por obra" (Ez 33.32).

Estava um missionário falando a um grupo de hindus. De súbito, uma das senhoras se levantou e retirou-se. Pouco depois voltou, ouvindo com mais atenção que antes.

No final do culto, o missionário lhe perguntou o motivo de sua saída.

— O senhor sabe — respondeu ela — eu fui perguntar a um de seus servos se o senhor realmente pratica as coisas que prega. Ele me afirmou que sim, e eu voltei mais interessada que antes. E estou ansiosa por ouvir mais de alguém que vive aquilo que ensina aos outros.

EVANGELHO VIVIDO - SEGUIR A CRISTO

publicada pelo Pastor Walmir Vigo Gonçalves

EVANGELHO VIVIDO – SEGUIR FIELMENTE JESUS



"Irmãos, sede imitadores meus, e observai os que andam segundo o modelo que tendes em nós" (Fp 3.17).

Conta-se a história de um velho cego que sempre levava consigo uma lanterna acesa, quando saia à noite.

— O senhor não sabe quando é dia ou noite, disse-lhe alguém certa vez; por que leva sempre consigo essa lanterna?

— Oh! — respondeu o velho — trago comigo a luz para que os outros não tropecem em mim!

"Sede meus imitadores", adverte o apóstolo. Em outras palavras: "Por toda parte por onde andares, leva contigo uma luz, a fim de que não causes tropeço a ninguém".

FÉ - NOVO NASCIMENTO - REGENERAÇÃO

publicada pelo Pastor Walmir Vigo Gonçalves

FÉ – NOVO NASCIMENTO – REGENERAÇÃO



Exatamente quando os primeiros raios de Sol douravam a superfície de uma linda lagoa nas índias Ocidentais, presenciei uma cena que jamais esquecerei. Um de nossos pastores conduziam às águas batismais um assassino confesso.

Volvendo-me a um guarda da prisão que se achava ao meu lado, perguntei:

— O senhor acha que esse homem está de fato convertido?

— Pastor — respondeu o guarda —' posso dizer-lhe que ele é realmente um homem transformado. Quando foi trazido para a nossa instituição, alguns anos atrás, era obstinado, moroso, e não queria cooperar. Hoje é uma pessoa completamente diferente. E prestativo, bem disposto e faz tudo que pode para ajudar os outros presos. Se existe coisa como o novo nascimento, esse homem foi nascido de novo.

O Espírito Santo convence o pecador de seus maus atos. Encaminha o errante para o Cordeiro de Deus, a fim de receber o perdão. Cria um novo ser em Cristo Jesus. "Aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus", disse Jesus a Nicodemos.