terça-feira, 24 de março de 2009

HONRA - HUMILDADE - REPUTAÇÃO

publicada pelo Pastor Walmir Vigo Gonçalves

HONRA – HUMILDADE – REPUTAÇÃO Mt 23.12



Segundo Henrique Ward Beecher, Daniel Webster, famoso na história política americana, é um exemplo para os nossos dias. Depois de esboçar os diversos meios pelos quais ele conseguiu ascensão sobre seus companheiros, Beecher acrescenta: "Ele sacrificou a todos em nome da presidência. Vendeu-se por ela, e vendeu-se a tal preço que foi considerado sem valor algum pelos que o compraram. Estes o ignoraram; seu coração foi quebrantado e ele morreu considerando toda a sua vida como um completo fracasso". Segundo Beecher, aí está o exemplo de um homem que abandonou sua clara visão do direito a fim de insinuar-se numa busca de posições e honras.

Quão diferente foi a atitude de Henrique Clay. Tendo sido convocado para assumir uma posição definida quanto à escravatura, preparou cuidadosamente seu argumento, e leu-o ao coronel Preston, pedindo-lhe a opinião.

Concordo inteiramente com seu ponto de vista, Sr. Clay — respondeu o coronel —' mas creio que seria melhor deixar fora tais e tais partes. Exprimir tais opiniões, penso eu, vai prejudicar suas perspectivas quanto à presidência na minha parte do país.

Estou com a razão, senhor? — perguntou Clay.

Acho que está.

Então, senhor — disse Clay com decisão — não omitirei palavra alguma, nenhum til ou jota. Prefiro ser justo a ser presidente.

Precisamos de mais homens que prefiram servir humildemente no temor do Senhor, a sentar-se em lugares de honra.

"Quem a si mesmo se exaltar, será humilhado, e quem a si mesmo se humilhar será exaltado" (Mt 23.12). Diante da honra vai a humildade.

Nenhum comentário: