segunda-feira, 9 de março de 2009

A IMPORTÂNCIA DO QUE SE CRÊ

A IMPORTÂNCIA DO QUE SE CRÊ

Gelão, tirano de Siracusa, era um soberano cioso de seu poder e cuidadoso em sufocar insurreições e rebeliões que vez por outra eclodiam na ilha devido a forma severa com que conduzia a gestão da cidade-estado da antiguidade. Certo dia, distraía-se em palácio com seus ministros e cortesões, no grande salão do trono, quando ocorreu-lhe uma idéia e anunciou em voz alta: - Darei quinze florins de ouro a quem me apresentar um plano infalível para descobrir conspiradores! Atiçados pela cobiça e pelo desejo de cair no agrado do ditador, vários dos presentes ensaiaram fórmulas e meios para descobrir e frustrar os movimentos de insurreição em seu nascedouro. Mas nenhum dos planos e palpites convencia o rei. Quando já estava para mudar de assunto, um palaciano apagado mas muito astuto levantou a mão e exclamou:
- Eu tenho, Majestade, um plano infalível para descobrir conspiradores. - Diga lá - retrucou o tirano, meio cético. - Perdão, Majestade - fez o interlocutor com gesto enigmático - o plano que vos trago é tão engenhoso e seguro que não convém que seja do domínio público. Se me permitis, passá-lo-ei aos vossos ouvidos. Curioso, Gelão consentiu e, sob os olhares atentos de todos os presentes, ele se aproximou calmamente do trono, fez as mesuras de praxe. subiu os degraus e chegou-se bem junto ao ouvido direito do mandatário e cochichou: Vossa Majestade deve mandar pagar-me os quinze florins de ouro. Assim, todos vão acreditar que estais realmente de posse de uma fórmula infalível para descobrir conspiradores e ninguém se animará a promover rebeliões. Faiscando os olhos miúdos e esboçando um daqueles seus conhecidos sorrisos sarcásticos, o rei mandou pagar o prometido. E reinou até o fim de seus dias. Muitas vezes, para nós, vale mais o que cremos que a verdade em si. Daí porque compreendemos a necessidade de zelar mui cuidadosamente pela nossa
mente e concepções de valores.

A MAIOR DE TODAS AS MARAVILHAS

A MAIOR DE TODAS AS MARAVILHAS
Publicada pelo Pastor Walmir Vigo Gonçalves



Recebi via e-mail a seguinte história:

As Verdadeiras Sete Maravilhas
Um grupo de estudantes tinha que fazer uma lista das coisas que eles consideravam hoje as Sete Maravilhas do Mundo. Depois de algumas discordâncias, foi feita uma lista com as mais votadas.
- As Pirâmides do Egito
- Taj Mahal
- Grand Canyon
- Canal do Panamá
- Empire States Building
- A Basílica de São Pedro
- A Muralha da China
Enquanto os votos eram recolhidos, a professora notou que uma aluna não tinha entregue o seu papel ainda. Ela veio na sua direção e lhe perguntou se ela estava tendo problemas para fazer sua lista, e a menina respondeu: "É, um pouco... Eu não consegui me decidir porque são tantas as maravilhas." A professora disse: "então, vamos lá, leia o que escreveu e vamos ver se podemos ajudá-la". A menina hesitou um pouco, e leu: "Eu acho que as Sete Maravilhas do Mundo são:
- ver
- ouvir
- tocar
- saborear
- sentir
- rir
- e amar."
O silêncio foi tão grande na sala, que se podia ouvir um pingo d'água caindo.
As coisas que nós recebemos de Deus, que nos torna os seres mais desenvolvidos e especiais do planeta são realmente maravilhosas, e muitas vezes nós não damos valor a elas... a não ser quando as perdemos. Agradeça a Deus pela sua saúde física, mental e espiritual e ore por aqueles que sofrem de algum tipo de deficiência. Deus nos queria perfeitos, ele nos planejou para sermos à sua imagem e semelhança, mas o pecado nos separou dele. O mundo criado perfeito desde a queda do homem, e muitos sofrem em conseqüência dos erros dos outros. Mas não desanime nem se sinta mal por ser imperfeito. É incrível como Ele capacita pessoas para viverem com suas deficiências. Afinal, aqueles que o buscam podem se apossar da promessa que "Ele daria o frio conforme o cobertor" (versão do Adoniram Barbosa para 1 Coríntios 10:13)
Textos bíblicos utilizados: Gênesis 1:27 e 31.
Tradução e adaptação de Hedy Scheffer Silvado
Achei formidável essa história... Mas a maior de todas as maravilhas, que não sei se posso dizer que é deste mundo, mas pelo menos é PARA este mundo, é a que está revelada em João 3.16: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” (João 3:16 RC)

A IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO

IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO

Publicado pelo Pastor Walmir Vigo Gonçalves

Assisti certa vez a um filme onde um arqueólogo, acompanhado de mais duas pessoas, procurava um suposto tesouro da mitologia Atlântida. Ao final foram encontrados vários baús. Ali dentro daqueles baús estava o tesouro procurado. Ao abrí-los descobriu-se qual era o tesouro de Atlântida: “o conhecimento!” - Os baús estavam cheios de velhos pergaminhos.

Pr. Walmir

A HISTÓRIA DO LÁPIS

** A história do Lápis **
Publicada pelo Pastor Walmir Vigo Gonçalves

O menino olhava a avó escrevendo uma carta. A certa altura, perguntou: - Você está escrevendo uma história que aconteceu conosco? E por acaso, é uma história sobre mim? A avó parou a carta, sorriu, e comentou com o neto: - Estou escrevendo sobre você, é verdade. Entretanto, mais importante do que as palavras, é o lápis que estou usando. Gostaria que você fosse como ele, quando crescesse. O menino olhou para o lápis, intrigado, e não viu nada de especial. - Mas ele é igual a todos os lápis que vi em minha vida! - Tudo depende do modo como você olha as coisas. Há cinco qualidades nele que, se você conseguir mantê-las, será sempre uma pessoa em paz com o mundo.
"Primeira qualidade: você pode fazer grandes coisas, mas não deve esquecer nunca que existe uma Mão que guia seus passos. Esta mão nós chamamos de Deus e Ele deve sempre conduzi-lo em direção à Sua vontade".
"Segunda qualidade: de vez em quando eu preciso parar o que estou escrevendo e usar o apontador. Isso faz com que o lápis sofra um pouco, mas no final, ele está mais afiado. Portanto, saiba suportar algumas dores, porque elas o farão ser uma pessoa melhor."
"Terceira qualidade: o lápis sempre permite que usemos uma borracha para apagar aquilo que estava errado. Entenda que corrigir uma coisa que fizemos não é necessariamente algo mau, mas algo importante para nos manter no caminho da justiça".
"Quarta qualidade: o que realmente importa no lápis não é a madeira ou sua forma exterior, mas o grafite que está dentro. Portanto, sempre cuide daquilo que acontece dentro de você."
"Finalmente, a quinta qualidade do lápis: ele sempre deixa uma marca. Da mesma maneira, saiba que tudo que você fizer na vida irá deixar traços, e procure ser consciente de cada ação".

DÁDIVA

DÁDIVA

Postado pelo Pastor Walmir Vigo Gonçalves

Era guia de cego a órfã pequenina;
E, acostumada assim a pedir, certo dia,
Vendo no parque real uma linda menina
Colhendo uvas, também delas provar queria...

A linda princesinha, olhando a órfã franzina,
Encheu de uvas as mãos e, com muita alegria,
Lhas deu piedosamente; e esta, em paga, se inclina
A entregar-lhe uma moeda, em cobre, negra e fria...

A princesa, porém, rejeita-a com bondade;
E lhe diz: - “O meu pai é rico, é majestade
E, o que tem de melhor, ele não vende, dá!”

Que nos sirva a lição!
Obra não compra os céus;
A nossa salvação é eterno dom de Deus
Que de graça Jesus – Seu Filho – nos dará.


Mário Barreto França