sexta-feira, 17 de abril de 2009

O VALOR DA BÍBLIA

Publicada pelo Pastor Márcio Barroso dos Santos Trindade

A BÍBLIA É O ARMAMENTO PARA FAZER CRISTÃ UMA NAÇÃO

1) A Bíblia, a base da moralidade. Tirem-nos a Bíblia e nossa luta contra a intemperança, a iniqüidade, a opressão, o ateísmo e o crime terminará, porque não teremos nenhuma autoridade para falar, nem valor para lutar sem ela. – G. Lloyd Garrison

2) A religião transforma uma Nação. O progresso da civilização e da liberdade religiosa tem sido mais rápido e eficiente nos lugares onde a Bíblia é mais disseminada e onde as verdades que se encontram nela são ensinadas à maioria do povo. Nenhuma nação tem avançado tanto como aquela onde as Escrituras são manuseadas e estudadas. – Chancellor Woolworth.

3) A Bíblia é a base de uma grande nação. Apontando uma Bíblia sobre uma mesa, Andrew Jackson, antes da sua morte, disse a seu amigo: "Este Livro, senhor, é a rocha sobre a qual descansa a República." Assim sendo, para fazer uma nação cristã, é necessário ensinar-lhe a Bíblia, porque ela é o guia que conduz uma nação a Cristo.

4) A Bíblia produz uma mudança radical. Estendam o conhecimento da Bíblia e os famintos serão alimentados; os estrangeiros, protegidos; os prisioneiros, visitados; os enfermos, consolados e atendidos. Propaguem os ensinos da Bíblia e a temperança descansará sobre uma base mais firme que a Lei da Constituição Política. – Governador Wintrope.

5) A grandeza de uma Nação. Um dia um príncipe da África visitou a Rainha da Inglaterra e, durante a visita, perguntou-lhe qual a causa da grandeza de seu reino. Ela, levantando uma Bíblia, respondeu: "Este Livro é a base da nossa grandeza e qualquer nação que o tome e o leia será grande."
==========
do livro "Mil Ilustrações Selecionadas", Dr. D. Peixoto da Silva, Casa Publicadora Batista, Rio de Janeiro, 1966

A BÍBLIA ESQUECIDA

Publicada pelo Pastor Márcio Barroso dos Santos Trindade

A BÍBLIA OLVIDADA

Alguns cavalheiros que pertenciam a uma Associação Bíblica, visitaram uma anciã e lhe perguntaram se possuía uma Bíblia. Ela se incomodou muito por lhe terem feito essa pergunta e respondeu: – Vocês crêem que eu seja uma pagã, para me fazerem tal pergunta? Em seguida chamou uma criança a quem disse: – Corra, tire a Bíblia do caixão e traga para que eu mostre a estes senhores. Eles disseram insistentemente que não era necessário fazer aquilo; porém ela respondeu: – Quero que vejam com os seus próprios olhos que não sou uma pagã. Pouco depois lhe trouxeram um Bíblia cujas páginas estavam em bom estado de conservação. Quando a senhora a abriu, exclamou: – Oh! quanto gostei de que os senhores me houvessem visitado e perguntado pela minha Bíblia! Aqui estão os meus óculos; eu os estava procurando há três anos e não havia meio de os achar. Não houve razão para chamar de pagã a essa mulher? Com efeito, ela estava vivendo como uma pagã ignorante da Palavra de Deus, o que é um esquecimento criminoso.
– Compel Gray.
=====
do livro "Mil Ilustrações Selecionadas", Dr. D. Peixoto da Silva, Casa Publicadora Batista, Rio de Janeiro, 1966

BÍBLIA - TESOURO ESCONDIDO

Publicada pelo Pastor Márcio Barroso dos Santos Trindade


TESOURO ESCONDDIDO

Certa vez um príncipe deu a um artista célebre uma Bíblia, dizendo-lhe que continha um tesouro. Crendo ele que o tesouro se referia à religião, pôs a Bíblia de lado. Mais tarde, quando morreu, todas as suas possessões foram vendidas. A pessoa que as comprou, encontrou na Bíblia, quando a abriu, um cheque do valor de R$ 2.500. Pobre criatura! Se tivesse lido a Bíblia, não só teria encontrado o cheque, mas também a "pérola de grande preço"
– Sunday School Chronic.
===========
do livro "Mil Ilustrações Selecionadas", Dr. D. Peixoto da Silva, Casa Publicadora Batista, Rio de Janeiro, 1966

PODER DO EVANGELHO

Publicada pelo Pastor Márcio Barroso dos Santos Trindade

O PODER DO EVANGELHO

Um ateu inglês, Charles Bradlaugh, certa ocasião desafiou Hugh Price Hughes, para um debate em Londres. Hughes aceitou o desafio nas seguintes condições: Os tribunais não baseiam as suas sentenças somente sobre os argumentos dos advogados, de um e outro lado, mas pesam também, e principalmente, as evidências oferecidas pelas testemunhas dos fatos. "Eu trarei comigo ao lugar do debate cem homens e mulheres que foram resgatados de uma vida de pecado, pessoas que vocês poderão examinar, interrogando-as, cuidadosamente, como lhes convier; e peço a você que faça o mesmo, trazendo cem homens e mulheres que do mesmo modo tenham sido beneficiados com o evangelho da incredulidade." O debate não se realizou. O infiel tinha muita lábia, mas não tinha fruto, não tinha provas. Esta é a maneira de emudecer os credos filosóficos arrogantes, vistosos – trazendo-os para o terreno dos fatos, forçando-os a apresentarem os frutos benéficos da sua doutrina. É a prova real, a prova de fogo à qual não resistirão, porque só há um credo que resiste a ela – o Evangelho de Cristo – o Filho de Deus.

============
do livro "Mil Ilustrações Selecionadas", Dr. D. Peixoto da Silva, Casa Publicadora Batista, Rio de Janeiro, 1966

BÍBLIA - TESTEMUNHO DE CELEBRIDADES

Publicada pelo Pastor Márcio Barroso dos Santos Trindade

O TESTEMUNHO DE GRANDES HOMENS ACERCA DA BÍBLIA

– A Bíblia é a verdade mais pura que de Deus existe na Sociedade, na Natureza e na História. – E. Castellar.

– Eu amo a Bíblia. Leio-a todos os dias, e, quanto mais a leio, tanto mais a amo. Há alguns que não gostam da Bíblia. Eu não os entendo, não compreendo tais pessoas; eu a amo; amo a sua simplicidade, e amo as suas repetições e reiterações da verdade. Como disse, leio-a diariamente e gosto dela cada vez mais. – Imperador D. Pedro II.

– A Bíblia pode comparar-se a um jardim imenso onde exista uma grande variedade e profusão de flores e frutos, encontrando-se entre estas produções, algumas mais belas e essencialíssimas, mas sendo difícil achar ali qualquer ramo que não tenha a sua utilidade e beleza. A salvação para os pecadores é a grande verdade que em toda parte da Escritura se apresenta esplêndida e luminosa, mas o homem de coração puro ali vê também traçado o caráter do Onipotente, o seu caráter e o do mundo. E se algumas frases são impressivas e fortes, outras são menos vigorosas, sendo próprias para investigações e estudo. – Lord Cecil

– A Bíblia é, certamente, o melhor preparo que podereis dar ao soldado americano, que entra em batalha, para lhe manter o magnífico ideal e a fé. – Marechal Foch

– A Bíblia é uma corrente onde o elefante pode nadar e o cordeiro andar. – Papa Gregório I, o Grande

– Tenho lido a Bíblia muitas vezes. Agora tenho o costume de lê-la uma vez ao ano. É o livro dos livros tanto para os advogados como para os teólogos, e tenho pena de quem não pode achar nela um tesouro de pensamentos e regras de conduta. – Daniel Webster.

========
do livro "Mil Ilustrações Selecionadas", Dr. D. Peixoto da Silva, Casa Publicadora Batista, Rio de Janeiro, 1966

PECADO - INFLUÊNCIA - SERPENTE ENTRE OS LIVROS

Publicada pelo Pastor Márcio Barroso dos Santos Trindade

SERPENTE ENTRE OS LIVROS

Certo dia um senhor na Índia foi para sua biblioteca, e tirou um livro da estante. Ao fazer isso sentiu ima pequenina dor no dedo, como uma picada de alfinete. Julgou que um alfinete fora espetado por alguma pessoa descuidada na capa do livro. Mas logo seu dedo começou a inchar, em seguida o braço, e então o corpo todo; e em poucos dias morreu. Não era um alfinete que estava entre os livros, mas uma serpente pequena e venenosa. Há muitas serpentes entre os livros hoje em dia Elas se aninham na folhagem de algumas de nossas mais fascinantes literaturas; elas se enrolam em redor das flores cujo perfume envenena os sentidos. As pessoas lêem e ficam encantadas com o enredo da história, com a perícia dos caracteres agrupados, pelo brilho das descrições, e dificilmente sentem a picada do alfinete do mal que se insinua. Mas ele dá a ferroada e envenena. Quando o registro das almas arruinadas for feito, sobre quantas estará escrito: "Envenenada pelas serpentes entre os livros!" Cuidemo-nos contra a serpente, e leiamos, apenas aquilo que é são, instrutivo e proveitoso.

=========

do livro "Mil Ilustrações Selecionadas", Dr. D. Peixoto da Silva, Casa Publicadora Batista, Rio de Janeiro, 1966

FÉ - FÉ NA BÍBLIA

Publicada pelo Pastor Márcio Barroso dos Santos Trindade

FÉ NA BÍBLIA

Uma anciã, cristã fervorosa, achava cada dia novo gozo na leitura da Bíblia. Depois de algum esforço conseguiu reunir um grupo de pessoas idosas que tinham mais ou menos as mesmas opiniões, e juntas liam a Bíblia. Um dia ficou gravemente enferma. Lembrando-se das últimas palavras de Marcos capítulo 16, versículo 18, que diz: "E porão as mãos sobre os enfermos e os curarão", pediu que seus amigos se reunissem e, orando, pusessem as mãos sobre ela. A enfermidade desapareceu imediatamente e a bondosa senhora ficou alegre e agradecida. Algum tempo depois o ministro a visitou. O ministro era um homem muito instruído. Quando a anciã lhe contou tudo o que havia acontecido, a intervenção milagrosa e o resposta à sua oração baseada no capítulo 16 de Marcos, ficou muito pensativo e depois de um instante disse: "Estimada senhora, sinto muito ter de dizer-lhe que a última parte do capítulo 16 de Marcos é espúria." A velhinha ficou muda de admiração: já havia ouvido falar de pedras falsas e de muitas coisas, mas nunca pensou que a Bíblia contivesse partes falsas. Depois de alguns momentos o rosto dela se iluminou, e começou a louvar a Deus em voz alta. O pastor ficou surpreendido, pois não lhe parecia que o que dissera fosse motivo para alegria. Interrompendo-a perguntou-lhe qual a causa da sua alegria, a resposta foi: "Quão maravilhosa é a Bíblia! Se as passagens falsas têm tal poder, que uma me restabeleceu, quanto mais poderosas não são as passagens genuínas!" Contra tal fé o sábio pastor não pôde empregar nenhum argumento e despediu-se logo.
=========
do livro "Mil Ilustrações Selecionadas", Dr. D. Peixoto da Silva, Casa Publicadora Batista, Rio de Janeiro, 1966

INERRÂNCIA DA BÍBLIA

Publicada pelo Pastor Márcio Barroso dos Santos Trindade

CAVILADORES

Trouxeram-me um dia um homem para conversar comigo e quando lhe perguntei por que não era crente, respondeu-me logo: "A Bíblia está cheia de contradições." Pedi-lhe imediatamente que me mostrasse uma. "Oh", disse ele, "está cheia delas" "Se está cheia delas", respondi-lhe, "poderá facilmente apontar-me uma." "Bem, existe uma nos Salmos." "Mostre-me." Ele começou a procurar os Salmos no fim do Novo Testamento! Eu lhe disse: "Não está procurando direito; deixe-me procurar o livro dos Salmos." Depois que o achei, ele começou a folhear, a folhear, sem encontrar aquilo que desejava. Afinal, disse: "Poderia achar se tivesse aqui a minha Bíblia." "Bem", disse-lhe eu, "promete trazer a sua Bíblia esta noite?" Ele prometeu vir e encontrar-se comigo em certo lugar da casa de culto. A hora chegou e passou, mas o homem da dificuldade não apareceu! Alguns meses mais tarde, em uma outra série de reuniões, na mesma igreja, alguém veio dizer-me: "Está aqui um senhor que se diz cético, e que deseja falar-lhe." Olhei para ele e reconheci logo o mesmo homem de quem falei. "Oh! o senhor é aquele mesmo que uma vez aqui me pregou uma peça." Muito confuso, confessou que era ele mesmo; mas ainda estava com o mesmo jogo de dizer que a Bíblia está cheia de contradições. Pode-se dizer com certeza que, ao menos, de cada dez pessoas que dizem isso, nove não sabem coisa alguma acerca da Bíblia, pois logo que lhes pedimos que nos mostrem a contradição, ficam totalmente confundidas.
– R.A. Torrey.
=====
do livro "Mil Ilustrações Selecionadas", Dr. D. Peixoto da Silva, Casa Publicadora Batista, Rio de Janeiro, 1966

AMOR A DEUS - AMOR CONJUGAL

Publicada pelo Pastor Márcio Barroso dos Santos Trindade

PRESENÇA DE DEUS

A ilustre princesa Armênia foi convidada, com seu esposo, a uma esplêndida festa, que Ciro oferecia a seus cortesãos. Regressando ao palácio, o príncipe em conversa com a esposa, fala sobre os esplendores da festa, as riquezas, a educação do monarca, o trato dos cavalheiros, a gentileza das damas – enfim de tudo. Depois, fazendo uma pausa, interroga à princesa:
– Armênia, dize-me: o que mais admiraram os seus olhos e lhe causaram admiração?
– Eu não fixei meus olhos no monarca, nem nos esplendores da festa; eu não os desviei de você, meu esposo. Em você possuo todos os tesouros, todas as riquezas, todas as glórias imagináveis. Mesmo em meio das belezas e riquezas do universo, das maravilhas da natureza, não devemos desviar nossas atenções da Palavra de Deus, Sua revelação escrita, nem nossos pensamentos, do nosso Único Salvador, Jesus cristo, que é um com o Pai e com o Espírito Santo.

– Lição dos Fatos.
==========

do livro "Mil Ilustrações Selecionadas", Dr. D. Peixoto da Silva, Casa Publicadora Batista, Rio de Janeiro, 1966

DEUS CUMPRE SUAS PROMESSAS

Publicada pelo Pastor Márcio Barroso dos Santos Trindade

DEUS CUMPRE SUAS PROMESSAS

Alguns meses atrás eu estava na cidade do Rio de Janeiro. Por causa da reputação das grandes cidades, o povo é inclinado a desconfiar dos estranhos. Entrei apressado na estação de Alfredo Maia para comprar uma passagem para S. Paulo e reservar um leito. Cada homem e mulher que estava na comprida fila era um estranho para mim. No venda de passagens encontrei outro homem estranho também. Eu nunca o vira antes, e mesmo agora não o estava vendo bem. Pedi informações acerca do trem e do preço e ele cobrou 90 reais por uma passagem de ida e volta para S. Paulo, e 30 reais pelo leito. Tirei o dinheiro e o entreguei ao estranho, e ele me deu a passagem que era a garantia de uma viagem de ida e volta a S. Paulo, de primeira classe. Duvidei eu dele? Não, antes entreguei-lhe o dinheiro e recebi a passagem sem qualquer hesitação. Tomei minhas malas e dirigi-me para o trem. Perto do portão o condutor, outro estranho, fez-me parar e me pediu a passagem. Desconfiei dele? Nem um pouco ... O trem estava repleto de passageiros igualmente estranhos para mim. Eu não tinha nenhuma idéia de quem estaria dirigindo a grande locomotiva durante aquela noite enquanto estivesse dormindo, mas fui deitar sem preocupação. O velho trem corria através da escuridão sobre pontes, em túneis, curvas, e eu dormia calmamente, confiando minha vida aos estranhos. Não tinham eles prometido, por meio daquele bilhete, que eu chegaria ao meu destino? Sim, tinham prometido e eu confiava em sua promessa. Deus tem feito centenas, millhares de promessas em Sua palavra. Estão registradas para nós. Cremos nelas? Nós que confiamos em homens frágeis, sujeitos a errar, confiamos em Deus também? Se vocês sentissem uma forte dor no lado direito do abdome, ao consultar o médico ele lhes poderia dizer que era necessária uma imediata operação de apendicite. Vocês podiam estar longe de casa, entre estranhos, não obstante subiriam à mesa de operação e poriam a vida nas mãos de médicos e enfermeiras estranhos. Nem sempre podemos confiar nos homens, mas Deus "não retarda a Sua promessa". II S. Pedro 3:9. Se temos fé nos homens, por que não crer em nosso Pai celestial? A fé em Deus é uma das condições para que nossas orações sejam respondidas. "De fato, sem fé é impossível agradar a Deus". Heb. 11:6.

George Müller, certa vez, estava contando a um amigo como sua fé se desenvolvera em vinte e cinco anos. O amigo estava curioso para saber o segredo. O Sr. Müller levantando bem alto uma velha Bíblia, respondeu: "Amigo, eu conheço o Livro e o Deus do Livro, porque o li acerca de cem vezes." Vocês já experimentaram esta receita? A Bíblia diz que "a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus". Romanos 10:17. É por causa da negligência na leitura da Bíblia que predomina a incredulidade em nossa geração.
– Don't Hope Those Calves and Other Stories.
==========
do livro "Mil Ilustrações Selecionadas", Dr. D. Peixoto da Silva, Casa Publicadora Batista, Rio de Janeiro, 1966