terça-feira, 7 de abril de 2009

DINHEIRO - VÍCIOS - PRIORIDADES

O QUE A AJUDA PRÓPRIA E A FRUGALIDADE PODEM FAZER

Um colega de escola do milionário Russell Sage veio um dia e lhe disse: "Sr. Sage, as coisas não me têm saído muito bem, e por amor da antiga amizade peço que me ajude". Sage respondeu: "Bebe, o senhor?" "Sim, às vezes", foi a resposta. "Então não beba durante doze meses e depois volte", disse o milionário.
Durante doze meses não bebeu e voltou. Sage o olhou com agrado e perguntou: "O senhor joga?" "Às vezes jogo um pouco, mas não muito." "Bem", disse Sage, "vá e não jogue durante doze meses e então volte." Ao cabo de doze meses apareceu e Sage lhe perguntou: "Fuma o senhor?" "De certo". "Vá e não fume durante doze meses e torne a voltar", disse o milionário. Mas ele nunca mais voltou.
Um de seus amigos lhe perguntou: "Não voltou mais para ver o Sr. Sage?" "Não fui porque não precisava mais ir. Tenho todo o dinheiro de que necessitava. Depois de deixar de beber, jogar e fumar, foi-me possível fazer os negócios que queria, sem ajuda."
– Glórias da Cruz.
---
do livro "Mil Ilustrações Selecionadas", Dr. D. Peixoto da Silva, Casa Publicadora Batista, Rio de Janeiro, 1966

Nenhum comentário: